Flickr – grande fonte

Minhas excursões virtuais pelo Flickr acabaram rendendo descobertas superlegais (vide o post da Orange Bolsas). Um dia eu entrei no www.flickr.com/photos/meninalice, da Alice Batelli – Foto 03, e através dele fui conhecendo várias outras marcas de bolsas, acessórios, enfeites, etc; e, basicamente, tendo um treco. Eu sei que uma das premissas maiores do jornalismo é a imparcialidade, mas deixo ela de lado neste post. Totalmente.

A Alice faz bolsas de tecido – naquele estilo “lindinha”. Tecidos delicados, formas românticas, detalhes fofos. Esses são os ingredientes básicos não só desta marca, mas de outras, como a Fofys Factory (www.flickr.com/photos/fofysland), da Carol Grilo – Foto 02, e da Fernanda França – Foto01- (www.flickr.com/photos/fernandafranca). Acho que ficar descrevendo o primor dos trabalhos dessas e de outras pessoas não adianta nada: tem que entrar e ver. Basta dizer que eles têm um ar folk, delicado, mas ao mesmo tempo são atuais. Os trabalhos em patchowork e aplicações da Carol, por exemplo, são supermodernos, com combinações de cores diferentes, traços dos bonequinhos e bichinhos fugindo do padrão patch-americano-da-vovó. E sabe aqueles acessórios legais e diferentes, enfeites trabalhados que vemos em lojas por aí, a preços astronômicos? A Fernanda faz!

Além de mostrarem seus produtos no Flickr, as três e outras designers fazem parte de uma comunidade virtual de “produtoras de coisas fofas”, vamos dizer assim. Essas comunidades não nasceram no Brasil – no exterior já existe a algum tempo, como ressaltaram. “No começo não existiam tantos designers aqui do Brasil mostrando seu trabalho pelo Flickr. Me lembro que já era sensação em países como Portugal essa onda “do it yourself”, de pegar a máquina de costura e uma idéia na cabeça!”, conta Carol.

Mas, uma observação minha: não basta uma máquina de costura na mão e uma idéia na cabeça – tem que ter talento! E a maioria dos flickrs que eu entrei tem donos de talentos incríveis. Das portuguesas, acho que o mais famoso é o da Rosa Pomar (www.flickr.com/photos/rosapomar), que faz coisas para bebês de gritar, como diria minha irmã.


O site acaba funcionando como loja virtual, além de catálogo. “Eu comecei vendendo fora da net, participava de bazares e afins, mas a demanda online começou a crescer tanto que deixei de lado vender fora da net e focalizei a venda só nela. Hoje em dia, a pedidos que estou vendendo pra algumas lojas”, afirma Alice (que por sinal dá aula no curso de Design de Bolsas no Senac).

Já Fernanda considera o Flickr responsável por 90% das coisas boas que aconteceram no seu trabalho. “Através dele fiquei conhecida, adquiri respeito e fiz muitos amigos. Sem contar as diversas encomendas tanto para lojas como para clientes comuns de todo o Brasil. O Flickr é um site como qualquer outra homepage, a diferença esta na interatividade entre as pessoas e o portador”, declara. Para quem quiser fuxicar Flickrs também, comecei a fazer uma lista de alguns que achei por aí:
www.flickr.com/photos/ludemari
http://www.flickr.com/photos/asski
http://www.flickr.com/photos/priscilarigoni/
http://www.flickr.com/photos/teka_e_fabi/

E já que o assunto é esse: www.flickr.com/photos/marciamesquita. Porque auto-promoção é tudo no mundo dos negócios!

7 opiniões sobre “Flickr – grande fonte”

  1. nossa, amei teu blog, já vou indo colocar nos links do Oficina, e já cito como um dos meus favoritos. Pelo conteúdo, etc.
    O Santa Mistura eu já sou fã a bastante tempo, mas nossa, não imaginava que ela tinha feito um post falando do meu blog. Ultimamente ando na correria, por isso não tenho parado para conferir os blogs dos meus “colegas”.
    Adorei o teu, parabéns, e sucesso!!
    beijão.

  2. ain, as bolsas são lindas e quero todas!!! mo sucesso por aqui as 2 que comprei dela =]

    beijo e sardade, nega.

  3. Gostaria de recomendar UpaUpas uma aplicação Web dedicada a mídias sociais (Orkut, Twitter, Youtube, Flickr, blogs etc.)

    O conceito de votação de conteúdo comunitário permite que as pessoas se divirtam compartilhando seus links.

    Pode-se compartilhar vídeos, imagens, blogs, microblogs nessa rede social utilizando recursos de grupos, eleições, comentários etc.

    Esperamos construir uma comunidade onde todos se divirtam com o melhor da mídia social.

    http://UpaUpas.com/

    Obrigado.

Deixe um comentário

