Outra polêmica: lojas populares

Outro dia, estava voltando de um show com uns amigos e uma menina comentou como é chato todo mundo ter a blusa que ela estava, da loja Ecleitc. Além de vários pares de jarro, todo mundo reconhecia a loja que havia comprado. Aí me lembrei de uma blusa que comprei na Marisa e que uma mulher estava com uma igual no SPFW. A tal garota da blusa da Ecletic comentou: “Também, Marisa…”
Eu sei que ela estava brincando, mas existe muita implicância com lojas de departamento. Compro na Marisa mesmo. Adoro a Renner e a Leader. Só não compro na C&A porque a modelagem não cai bem em mim. Gostaria de saber qual é o preconceito com essas lojas populares. Elas vendem roupas legais e com preços justos. A qualidade pode não ser das melhores, mas quem disse que a da Ecletic, Checklist, Maria Filó, Shop 126, Cantão, etc, é melhor?
Comprei uma camiseta manga 3/4 de malha na Checklist. Primeira lavagem e ela já ficou toda esgarçada, definitivamente, não dá pra usar mais. Custou uns R$29. Um tempo depois, num imprevisto, comprei uma outra camiseta com manga 3/4 de R$7,99 numa Americana Express. Tudo bem, já apareceram alguns descosturados na manga que minha mãe teve que consertar, mas a blusa tá lá, firme e forte. Uso MUITO e lavo SEMPRE, e nem a cor ela perdeu.
Essa blusa na foto abaixo é da Renner e de ótima qualidade. E ainda por cima serve nas pessoas. Minha irmã comprou uma de presente pra mim na Cantão, indêntica, e não serviu: era G, mas ficou curta e apertada. E olha que eu tenho que aguentar os amigos me chamarem de magrela TODO dia (aliás, próximo tema de postagem). As lojas populares têm, além da democracia de preços, democracia nos tipos físicos saudáveis.

Alguém que compre uma camiseta de malha básica na Armani, com uma qualidade superior a qualquer outra comum, dizer que não compra roupas em lojas populares, tudo bem. Agora, preconceito vindo da classe média? É uma bobeira, não sabem a quantidade de coisas legais e baratas que podem encontrar. Quem quiser uma peça que vá durar uns 20 anos, que invista em qualidade (de verdade). Mas como a moda muda de 6 em 6 meses, só dá pra fazer isso com peças clássicas. E desde quando eu sou clássica? Que jovem é clássico?

Acho muito engraçado quando alguma amiga vem comentar comigo, sabendo que eu adoro a Renner, que como lá tem coisa bonitinha e barata, né? Pois é, querida, é só saber procurar.

Esse tipo de barreira só prejudica na hora de descobrir coisas legais… Compro roupa em camelô, na Renner, na Ecletic, mas se tivesse dinheiro, compraria também numa Maria Bonita Extra da vida, qual o problema? Preconceitos são atrasos de vida.

9 opiniões sobre “Outra polêmica: lojas populares”

  1. concordo plenamente, mas manga 3/4?????? (hahahahahaa brincadeirinha…) mas eh bem nessas, pessoas com preconceito e sem dinheiro eh de dar do… depois gastam o q tem e o q nao tem pra comprar uma blusinha de “grife,” e no final eh tudo made in china, hahahahahaha
    Ah, reparei que o teu link pro meu blog ta com um misspeling no blogspot, e vai prum endreco diferente. bjos!

  2. tõ contigo e não abro.

    vi um vestido trapézio na renner dia desses que implorava por mim =D

    e ah, vc é magrela.

  3. Adorei o post e super concordo com vc, Márcia. Às vezes é melhor comprar em lojas populares do que em lojas de marca pelo preço. A malha ás vezes é até a mesma. Quando estagiei na faculdade, ia numa lavanderia aqui no Rio que faziam lavagens e estampavam para a Mara Mac, Animale, Fórum, Mob entre outras marcas, porém eles tb faziam trabalho para lojas populares e muito mais populares do que Marisa e Leader. Agora fica a pergunta: a qualidade seria diferente? Não! A tinta é a mesma, o processo é o mesmo, por isso não entende pq uma t-shirt q custa uns 15 reais para ser feita ( incluindo estampa ) pode ser quase 100 em uma loja e 20 em outra…

    Hugz
    Drew

  4. Oi! Cheguei aqui pela Fofysland e adorei seu blog.
    Também acho um absurdo esse preconceito com as lojas populares

  5. ai fala serio, nao to nem ai, amo leader, renner, ate a citycol da pra arriscar umas peças! essas pessoas mal sabem o q estão perdendo!!!

  6. Aii é verdade!
    Ainda mais que eu sou estilista formada, as pessoas me olham da cabeça aos pés e qndo eu digo que vou à Renner ou à Riachuelo, qquer uma dessas lojas de departamento as pessoas torcem o nariz ou riem; elas não sabem o que perdem…

    Fui em uma festa super chic e me vangloriei de ter comprado meu vestido em uma loja de atacado por um preço mto atrativo; aí qndo cheguei na festa, vááárias pessoas tinham vestidos iguais, pois foram comprar nas mesmas lojas… Eu me diverti rindo mto e fiquei até contando qntos vestidos iguais existiam na festa…

  7. Concordo plenamente.
    Aliás, a Checklist não tem muita qualidade não, porque comprei uma blusa pra minha mãe que logo esgarçou e uma pra mim q perdeu o elástico. A saia jeans ainda tá inteira, agora uma outra fininha que eu tenho só tá inteira porque não uso muito ahahaha.
    Sempre que passo em frente a Checklist, brinco com minha irmã dizendo se ela não quer uma roupa que desmanche. Pena, porque adoro as estampas de lá, os modelos.
    Myla
    http://www.flickr.com/photos/madamefulana

  8. Concordo com vc! Tendo estilo, vc sabe escolher e mesclar peças interessantissimas e hj com essa globalização as lojas de Departamento ajudam a democratizar a moda rapidamente, o que sai nas passarelas, eles tem nas araras (outra qualidade, às vezes over demais) + dá p escolher peças interessantes como disse e mesclar com outras até grifadas q vai super bem. O importante é ter atitude. Bom, mas estou aqui por outro motivo também, gostaria de saber se vcs poderiam me dar opiniões sobre as lojas de Departamento Leader,Marisa,Riachuello. Estou fazendo minha monografia de Design de Moda e o tema é : Loja de Departamento (as do RJ) queria saber a opinião de vcs sobre os serviços…
    O que gostariam que tivessem nessas lojas (tipos de serviços diferenciados) por que não? Acho q a classe c,D merecem algum diferencial não? Podem me enviar se possivel para meu e mail : danielle-dan@terra.com.br podem surtar nas idéias + por favor, que sejam idéias viaveis que vcs sintam que a galera iria se amarrar.
    Obrigada, Danielle Barros

Deixe um comentário

