Irina Ionesco

Pela primeira vez o Brasil recebe os trabalhos da fotógrafa Irina Ionesco na exposição Espelhos de Luz e Sombra, no Sesc Copacabana. Irina é conhecida pelas fotos carregadas de erotismo teatral, às vezes meio Belle Époque, às vezes meio sombrio com mulheres com o visual mórbido. Suas fotos parecem antigas, como as das atrizes russas do cinema mudo.
Nas mãos dela nunca foi parar uma câmera digital e nunca usou retoques em programas de computador. Os efeitos contrastantes do branco e preto vêm das antigas técnicas analógicas: a forma como a foto é feita e as técnicas de revelação. Irina também chocou a sociedade nos anos 70 com as fotos erotizadas de sua filha Eva ainda criança.

Fotos tão diferentes, com mulheres fortes, não poderiam ter sido feitas por uma figura tão singular quanto a fotógrafa. Ela nasceu em Paris na década de 30, mas foi criada na Romênia. Na adolescência, fugiu com um circo onde foi domadora de cobras, bailarina, e alvo do atirador de facas. Um acidente fez com que ela parasse de dançar e se dedicasse à pintura, antes de se encontrar na fotografia.

Espelhos de Luz e Sombra

Espaço Sesc Copacabana: R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana. Tel: 2548-1088. Ter a dom, das 14h às 18h.

Anúncios

Uma opinião sobre “Irina Ionesco”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s