Óculos vintage

Responda as perguntas abaixo. Caso a maioria das respostas seja afirmativa, continue lendo o post:

1) Você adora óculos escuros grandes?
2) Você gosta de coisas antigas?
3) Você tem pavor dos óculos esportivos de lente espelhada, modelo máscara que te deixa com cara de mulher cafona de jogador de futebol idem?
4) Você é dura e não tem dinheiro para comprar um Gucci ou Prada?

Então você precisa visitar as feiras de antiguidades do Rio e dar uma garimpada nos brechós da cidade atrás do seu modelo ideal de óculos retrô. A minha dica são os óculos do Rafa, que tem uma banca na feira da Rua do Lavradio (todo primeiro sábado do mês) e no seu Brechó Insanta (Rua Costa Bastos 460 – Sta. Teresa. Tels.: 2222-5817 / 82894798 / 87372546).

Eu e duas amigas (e o namorado de uma delas, amigo paciente!) passamos quase uma hora experimentando as dezenas de modelos de todos os estilos, cores e tamanhos. Desde os mais clássicos, como o modelo da Wayfare da Rayban, até os mais chamativos, no estilo futurista dos anos 60, passando pelos imensos dos 70 (com jeito de óculos de senhorinhas chiques de Copacabana), até nos new wave oitentista, com armações quadriculadas de branco e vermelho.

Além da imensa variedade, chama a atenção o ótimo estado das peças, cujo preço varia entre R$70 e até perto dos R$300. Os mais incríveis são modelos originais de grandes marcas como Dior, Gucci, Balenciaga e Nina Ricci. Mas onde Rafael arranjou tantos óculos? Ele conta que a forma varia muito: alguns são consignados, outros ele compra. Mas seu maior achado foi comprar o estoque de uma antiga ótica fechada em 1984, de onde saíram os modelos das marcas famosas.

Mas quem tem coragem de sair desfilando com lentes imensas pela rua? Com a moda dos óculos grandes, Rafa começa a ganhar novos clientes. “Eu vendo mais os óculos dos anos 70 para um público mais jovem e alternativo. As senhoras têm receio de aparentarem mais idade e optam por modelos mais modernos. A maioria do público é feminino, mas os homens também procuram os modelos da Rayban, como o aviador”, conta.

Rafa afirma que o grande sucesso de venda são mesmo os mais diferentes. “Tem uma parte do público que é bastante perua e para estas eu consigo vender aqueles modelos mais extravagantes e inesperados. Muita gente chega na banca e pergunta se alguém tem coragem de comprar aqueles óculos inusitados, mas estes são os mais vendidos”, comenta.

Sinal que muita gente anda antenada com o que aparece de legal pela cidade e dá valor à qualidade (e bom preço).

Foto dos óculos na banca do Rafa na Feira do Lavradio
12 opiniões sobre “Óculos vintage”

  1. Dessas ferinhas de antigüidade do Rio, só fui à uma em Ipanema e uma numa praça ali logo após o jardim botânico, respectivamente numa sengunda – feira e num domingo. O curioso e que fui logo nas barracas de óculos, pq sim eu adoro óculos escuros com lentes grandes. Mas achei o preço muito elevado (óbvio que principalmente o da feirinha do jardim botânico)e me lembro de ter comentado que parecia com a praça Benedito Calixto – Ipiranga ou Vila Madalena aqui em sp, não pela estética, mas em matéria de coisas interessantes e preços. Quando voltar, vamos lá.

  2. acho injusto eu n�o ter sido mencionado na mat�ria j� que fiquei, por horas, incondicionalmente, incentivando as supra citadas � investirem uns bons trocados no estoque do Rafa.
    Hoje tenho minha p�ropria namorada Balenciaga. e estou muito feliz.

  3. Gostaria de saber se esta feira que acontece no Rio, há alguma parecida ou loja, aqui em São Paulo para você me indicar.
    Amei os óculos!!!!!
    Obrigada.

  4. Oi Nubia,

    não sou de SP, mas acho que na feira da Benedito Calisto (é assim mesmo?) tem!
    Em SP deve ser mais fácil, temmais brechós… Nos meus links tem um, o Juice by Licquor

  5. ameiii tudo que eu estava procurando já fui a feria que tem no lavradio domingo até axei uns legais mas naum estavam em condições muito boas….

  6. Olá,

    Você encontra grande variedade desses óculos em São Paulo, na Feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto, bairro de Pinheiros, todos os sábados, das 9 às 17 horas. Stand 83.

  7. Poderia me informar se o Rafa ainda possui perfil no orkut, ou algum blog, site…c/ fotos dos produtos?
    Ele já fez parte de um perfil meu, porém foi deletado…Gostaria de achá-lo aqui na net.
    Grata!

Deixe um comentário

