Moda em Filmes dos anos 70 – Parte 1

Como prometi, aí vai uma lista de filmes feitos nos anos 70 – já que esta é a década da vez. Eu deveria ter me preocupado mais com o lado “fashion” da coisa e só mostrado os que tem um super figurino, mas estou mostrando também alguns que podem influenciar e trazer inspirações não só pelas roupas dos personagens, mas também pela direção de arte, make e até pela fotografia e “atmosfera”. Ainda não é a lista final, vale lembrar. E também não coloquei clássicos sempre citados em matérias de moda que compara figurinos, como Taxi Driver , do Scorcese, porque é um figurino muito verão (o da prostituta vivida por Jodie Foster). Para ficar mais fácil, dividi por diretor:

1- Woody Allen: dos filmes feitos por ele nesta década, destaco (levando em consideração o figurino), Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar, de 72, e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), de 77. O figurino de Annie é um clássico. Os looks andrógenos da Diane Keaton marcaram época (como a calça bege Ralph Lauren, que ela usa com colete, camisa branca e gravata). Sem contar que dentro dessa onda de ser nerd (quem sempre foi, como eu, fica meio p da vida com isso!), oS óculos do Woody Allen têm tudo a ver.
2- Stanley Kubrick: Um do início dos anos 70, ainda com muito dos 60, Laranja Mecânica (71), e outro dos anos 80 já, O Iluminado (80). Acho que o mais legal em termos de estética nos filmes dele é a luz estourada, as cores fortes, os ambientes modernos, mas beirando o kitsch (ou muito kitsch que acabaram virando modernos…)

3- Brian de Palma: se você não morrer de medo antes, Carrie – A Estranha (76) pode ser inspiração na moda jovem da época – tem patricinha, hippie, nerds.

4- François Truffaut: Pulamos para a França. O figurino de Uma Noite Americana (73) também é bem legal. E O Truffaut não tira as jaquetas de couro que devem pegar no inverno. E a Jacqueline Bisset é um escândalo!

5- Bernardo Bertolucci: O figurino da personagem da Maria Schneider em O Último Tango em Paris (72) é teatral, dramático! Casaco com gola de pele, chapéu com flores, luvas, bota de cano alto… O máximo! E o Marlon Brando dispensa comentários…

Por enquanto são esses, mas esta é só a primeira parte! Afinal, a década de 70 foi rica em superfilmes.

Anúncios

6 opiniões sobre “Moda em Filmes dos anos 70 – Parte 1”

  1. uau! mega arrasante! ADOREI!
    dá pra programar um carnaval inteiro em casa, néam?!?? =)

    (to te adorando de amiga virtual!)

  2. Quanta competência pra falar de moda né minha gente?
    Tô esperando as próximas partes. Diga que vc vai falar da moda dos filmes latinos dos anos 70 diiiiga, tô ansiosa!

  3. Seu blog é realmente muito bom!

    Filmes dos anos 70 são meus favoritos, ainda quero fazer uma DVDteca de filmes dessa época.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s