Meu sangue latino, minh’alma cativa

Sinto no ar um perfume latino, hispânico, ibérico que começa a aparecer na moda. Tendência ou não, sigo o gosto pessoal e minhas origens – adoro peças de origem espanhola ou portuguesa, principalmente quando mescladas com as culturas dos diversos povos indígenas da América.
É o caso das roupas típicas mexicanas. Sou louca pelo México – influência pelo gosto que tenho pela Frida Kahlo. Já foi tema de post ano passado (http://bainha-de-fitacrepe.blogspot.com/2007/07/cores-frida-kahlo-cores.html) e uma pena que o tal site que vendia roupas inspiradas nas da pintora tenha fechado. Além do talento, da mulher incrível e extremamente forte que foi, Frida tinha um senso estético incrível, uma elegância, um estilo incomum. Misturar seu lado europeu, filha de um alemão, com seus antepassados indígenas no vestir – era isso o que fazia. E inclusive retratava em seus auto-retratos, como neste quadro abaixo, Las Dos Fridas.

E outro dia, vendo o Sartorialist, vi uma daquelas figuras lindas que só aparecem por lá mesmo. Uma moça toda de branco e com uma manta parecida com as peruanas, toda colorida. Simples, diferente e bonito.

A impressão que uma moda “latina” transmite é de feminilidade. Pode ser clichê, mas não lembra mulheres de personalidade forte? Em épocas de super-heróis de quadrinhos, sou mais as super-mulheres com jeito de Frida.
E continuo na minha busca por vestidos mexicanos – acrescida agora pela procura de lenços portugueses (aqueles pretos estampados com flores, de franjas). Se alguém souber onde eu acho pra comprar, me avise por favor.

8 opiniões sobre “Meu sangue latino, minh’alma cativa”

  1. Olá Márcia, conheci seu blog hoje e já vou linkar, adorei seu jeito descontraído de escrever e amei as fotos, sabe que tbm adoro esses lenços portugueses! ganhei um há muiiitos anos atrás de uma vizinha portuguesa, é lindo, mas não sei onde coloquei, pode? Tbm já mudei tanto de casa…
    Bjobjo e voltarei sempre;)

  2. A Frida é fantástica, ela é tema do meu projeto da faculdade. Semana passada, quando escrevi sobre o projeto no blog, coloquei exatamente essa pintura. É uma das minhas preferidas dela.

    Beijos!

  3. Nossa Marcia, eu amo a Frida tb!!! Os quadros dela pra mim são os melhores de todos os tempos!!!

    Bjo Bjo

  4. bom, a ivy não teve como responder, então vai via comentários eheheh
    Obrigada pela visita e qual seu blog, pra gente ler sobre a Frida lá também?

    bjs

  5. Oi Márcia!

    A Frida é tudo mesmo!

    Eu ganhei um lenço português vermelho, com flores e franjas, a coisa mais linda, de uma amiga que está morando em Portugal. Ela já me prometeu outro qdo voltar no fim do ano.

    Se quiser, entra em contato comigo que eu vejo com ela pra te trazer um. Mas ela só vem em dezembro.

    Teu blog cada dia melhor, eu adoro!

    Bj.

  6. Eu vi num blog, agora nao lembro mais qual, que a Garimpo + Fuxique, em SP, está vendendo vestidos mexicanos!!!
    Beijinhos!

  7. oi márcia eu trabalho com bordado a mão se vc quiser posso fazer um lenço portugues personalizado e roupas inspiradas no mexico e tbm colares e acessorios bordados a mão da uma olhada no blog la tem alguns rascunhos do meu trabalho bem inspirado na cultura latino americana acho que vc vai gostar e juro que em breve vou atualiza-lo e dar uma nova cara!

Deixe um comentário

