Avedon! Como assim?

Sábado de feriado e estou na praia com amigos, lembrando da prima de uma das minhas amigas que mora nos EUA há muito tempo (acho que é americana, se não me engano) e se casou com um fotógrafo a alguns anos atrás. Na última visita ao Brasil, em 2002, ela levou o marido na nossa cidade natal, Volta Redonda, e ele fotografou nossa festa junina do colégio.

Aí eu lembrei que minha amiga tinha comentado que ele era assistente de um fotógrafo conhecido e comentei isso hoje na praia. Ela contou que o fotógrafo tinha morrido e agora ele cuidava da instituição em homenagem a ele. Perguntei de brincadeira: “quem era o chefe, o Richard Avedon?”. Minha amiga: ‘É! Ele mesmo!”

COMO ASSIM!?! O cara era assistente do RICHARD AVEDON!
Um cara novinho e com jeito de nerd, que nos fotografou com 17 anos vestidos de caipiras, era assistente do AVEDON!!! Quase caí pra trás!

Para quem não sabe, Avedon (1923-2004) foi um dos principais fotógrafos da história desta arte e, principalmente, um grande fotógrafo de moda. Ele começou fotografando editoriais em 1947 (olha o New Look aí gente!) e revolucionou a linguagem deste tipo de fotografia. Uma de suas fotos mais famosas é o de uma modelo com um longo no meio de elefantes. Nos seus últimos anos de atividades, dedicou-se principalmente a retratos de pessoas comuns. Se não me engano (e aqui deixo espaço para me corrigirem, por favor!), ele morreu em serviço – não chegou a se aposentar.

E, meu Deus, pensar que ele pode ter visto um bando de adolescentes voltaredondenses, flumineses, brasileiros, vestidos de caipiras, com pintinhas no rosto e falsas barbas!

Mas achei o máximo, prova que a teoria que só existem 6 pessoas te separando de qualquer outra no mundo é verdadeira.

Para saber mais sobre ele, consulte o site da fundação: http://www.richardavedon.com/

Anúncios

4 opiniões sobre “Avedon! Como assim?”

  1. que chique, hein?! E as fotografias que ele tirou?! Vc tem acesso?! Acho válido postá-las! =)

    Beijocas.

  2. kkkkkk, parece muito engraçado ao imaginar seu queixo caído e não conseguindo acreditar no suposto “chacote” que você estava fazendo e descobrir que era isso mesmo! Acho que nem eu iria acreditar, também! Mas é super orgulho, hein? Saber que foi fotograda por um assistente que agora está cuidando de tudo, do mega fotógrafo! Já pensou se ele faz uma homenagem ao início da carreira e expõe essa foto que tirou de vocês de caipirinhas, com bigode falso e tudo??? Super engraçado.
    Adorei o post!
    Beijinhos

  3. Oi Marcia, que máximo essa história! Vou aproveitar para pesquisar para saber mais sobre ele.

    beijos, Helena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s