Avedon! Como assim?

Sábado de feriado e estou na praia com amigos, lembrando da prima de uma das minhas amigas que mora nos EUA há muito tempo (acho que é americana, se não me engano) e se casou com um fotógrafo a alguns anos atrás. Na última visita ao Brasil, em 2002, ela levou o marido na nossa cidade natal, Volta Redonda, e ele fotografou nossa festa junina do colégio.

Aí eu lembrei que minha amiga tinha comentado que ele era assistente de um fotógrafo conhecido e comentei isso hoje na praia. Ela contou que o fotógrafo tinha morrido e agora ele cuidava da instituição em homenagem a ele. Perguntei de brincadeira: “quem era o chefe, o Richard Avedon?”. Minha amiga: ‘É! Ele mesmo!”

COMO ASSIM!?! O cara era assistente do RICHARD AVEDON!
Um cara novinho e com jeito de nerd, que nos fotografou com 17 anos vestidos de caipiras, era assistente do AVEDON!!! Quase caí pra trás!

Para quem não sabe, Avedon (1923-2004) foi um dos principais fotógrafos da história desta arte e, principalmente, um grande fotógrafo de moda. Ele começou fotografando editoriais em 1947 (olha o New Look aí gente!) e revolucionou a linguagem deste tipo de fotografia. Uma de suas fotos mais famosas é o de uma modelo com um longo no meio de elefantes. Nos seus últimos anos de atividades, dedicou-se principalmente a retratos de pessoas comuns. Se não me engano (e aqui deixo espaço para me corrigirem, por favor!), ele morreu em serviço – não chegou a se aposentar.

E, meu Deus, pensar que ele pode ter visto um bando de adolescentes voltaredondenses, flumineses, brasileiros, vestidos de caipiras, com pintinhas no rosto e falsas barbas!

Mas achei o máximo, prova que a teoria que só existem 6 pessoas te separando de qualquer outra no mundo é verdadeira.

Para saber mais sobre ele, consulte o site da fundação: http://www.richardavedon.com/

4 opiniões sobre “Avedon! Como assim?”

  1. que chique, hein?! E as fotografias que ele tirou?! Vc tem acesso?! Acho válido postá-las! =)

    Beijocas.

  2. kkkkkk, parece muito engraçado ao imaginar seu queixo caído e não conseguindo acreditar no suposto “chacote” que você estava fazendo e descobrir que era isso mesmo! Acho que nem eu iria acreditar, também! Mas é super orgulho, hein? Saber que foi fotograda por um assistente que agora está cuidando de tudo, do mega fotógrafo! Já pensou se ele faz uma homenagem ao início da carreira e expõe essa foto que tirou de vocês de caipirinhas, com bigode falso e tudo??? Super engraçado.
    Adorei o post!
    Beijinhos

  3. Oi Marcia, que máximo essa história! Vou aproveitar para pesquisar para saber mais sobre ele.

    beijos, Helena

Deixe um comentário

