Fashion Rio – Dia 2

Thais Losso
Ará! Latinos na passarela, como eu queria neste post. Bom, no caso não foi passarela, foi na pista da Marina, dentro do Fashion Containers, onde Thais Losso apresentou a coleção de sua marca própria, depois de alguns anos passando pela direção artística de outras marcas. O slogan da coleção era “Tô Bete!”, indicando a inspiração na novela venezuelana que virou série enlatada americana Bete, A Feia.

Kitsch até a última ponta (Thais é a mestra do kitsch-cool), a coleção trouxe vestidinhos com volume (os franzidos irregulares que formam um balonê ultra fofo aparecem de novo!), usados com camisetas por baixo, combinados com coletes e casaquinhos. Teve até vestido avental, amarelinho, estilo “cozinha chique”. Thais misturou xadrezes vichy de toalha, bordados no estilo mexicano estilizados e brocados dourados (brilho também no vestido de cetim roxo, lindo!). Cores bem fortes, como não podia deixar de ser: vermelho, azul, amarelo ouro, marrom.

Estou aqui olhando no Google para descobrir os pontos de venda da Thais no Rio, vou juntar dinheiro e sair exacerbando meu sangue latino, minh’alma cativa por aí.

Virzi

No filme que o Senai Moda faz com os estilistas antes dos desfiles, Marcela Virzi falou de sua inspiração para a coleção (bonequinhas russas) e disse que queria fazer um verão leve, jovem – e muito elegante. “Espero que eu tenha conseguido”, ela disse. Ok, foi isso mesmo. Inspirações nas bonequinhas não significou citações literais, étnico puto. Elas ficaram nas cores, bordados (muito bonitos) e estampas, mas bem de leve. Destaque para as faixas pregueadas sobrepostas e drapeados (longo verde de cetim lin-do!)

Totem

Eu tenho um problema em desfiles da Totem – e não tem nada a ver com a coleção. Como Fred D’Orey é apaixonado por música, as trilhas são sempre fantásticas e eu acabo me distraindo cantando todas (será isso uma estratégia para camuflar deslizes?). Mas isso não é coisa que jornalista bam-bam-bam caia – só eu foquinha mesmo.

Caetano, Gil, Mutantes, Gal, Helio Oiticina, Lygia Clark e Pape, Beatles, Rolling Stones e todo mundo que fez algum barulho em 68 passou pelo desfile hoje. Já não é a primeira vez que Fred usa referências da época em coleções (Swingging London, Rock e agora, Tropicalismo), o que pode gerar um pouco de repetição (algumas estampas e coordenações de cores foram muito parecidas com as anteriores). Mas aí entra aquele dilema comercial x conceito. A Totem veeende que é uma beleza (pelo menos vejo milhares de pessoas no eixo Ipanema-Leblon desfilando com roupas deles). E os donos podem ter medo de mexer em time que está ganhando…

No final, as moças que traziam referências à manifestações antigas do movimento arrancam a roupa e entra o casal de noivos (o noivo é irmão do Fred, estudou comigo na PUC), num casamento hiponga como muitos da época. Paz, amor e $ pra consumir a marca, galera!

Walter Rodrigues


Walter Rodrigues volta para o FR inspirado na China e Audrey Hepburn (OI?). Ok, traduzindo: arquitetura e formas da cultura chinesa, silhueta e imagem da mulher inspirada na Audrey MARAVILHOSA (sou mó fã dela). Os primeiros vestidos pretos, justos, no joelho, tomara-que-caia, alguns com drapeados e rosas, outros com trabalho de franjas presas, foram um deslumbre. Depois – na minha humilde opinião de quase leiga, as cores muito pastéis se perderam no meio dos pretos lindos.

Sta. Ephigenia eu não fui – como disse no Dia 1, estou doente, ta fogo
Fotos: Marcio Madeira
3 opiniões sobre “Fashion Rio – Dia 2”

  1. Menina, ela realmente adora o seriado Ugly Beth, pois sempre sou uma “bizoiada” no blog dela e sempre leio seus comentários do quanto gosta da série! Só não imaginei que iria virar coleção. Linda a coleção, né?! Eu queeeero também!

Deixe um comentário

