Conversas sobre jornalismo de moda: Natália D’Ornellas

Como já foi anunciado, estou fazendo uma série de posts – a começar por este – sobre jornalismo de moda. Perguntei a alguns jornalistas dúvidas minhas e de muitos leitores que comentam aqui sobre a profissão e seus desafios. A primeira entrevistada (mini-entrevista) foi Natália d’Ornellas, da revista L’Officiel:

Bainha de Fita-Crepe: Para ser jornalista de moda, qual formação acadêmica o “candidato” deve ter? Jornalismo ou moda?
Natália d’Ornellas: Acho que quem quer trabalhar com jornalismo tem que ser jornalista. Mesmo que não tenha diploma, que tenha o mínimo de formação na área, de noção, porque na faculdade você vai se aprofundar em questões da comunicação, em ética. Mas acho fundamental também ter alguma formação em Moda para não falar coisa errada. É um perigo se apropriar de termos sem saber exatamente o que são. Jornalista também tem que se manter bem informado em todas as áreas, é importante não pensar só em moda ou vira um alienado. É importante ter conhecimentos de cultura geral, ler muito.

BFC: Quem está no começo da profissão tem dúvidas quanto às críticas, se deve ou não fazer, se é cedo, etc. Ou como separar jornalismo de moda com crítica de moda?
Natália: Fazer uma crítica é muita responsabilidade, você pode diminuir o trabalho dedicado de alguém, acho desnecessário.

Próximos: Alcino Leite e Vivian Whiteman, da Folha.

Obs.: Falta uma foto, I know! Fico devendo.

Obs 2.: Desculpem o sumiço e a falta de resposta aos posts, estava viajando nos meus 10 diazinhos de férias.
Uma opinião sobre “Conversas sobre jornalismo de moda: Natália D’Ornellas”

  1. é sempre bom conhecer um pouco mais sobre a moda e as pessoas que trabalham com ela. bjs e apareça p/conhecer o meu blog – seja super bem-vinda!

Deixe um comentário

