Saraiva Fashion

Blogs acabam virando jornalismo, e no jornalismo o “eu” precisa ser dominado. Mas blogs também são a manifestação da nossa sociedade individualizada (né Vitor Angelo?), então este post é meu, meu, meu – Márcia de Mesquita Carvalho – e não da Márcia Mesquita, a persona jornalística.

Então vou me apresentar: eu sou muito legal e easy going. Sempre bem-humorada, piadista, topa qualquer parada e etc. Mas eu tenho um péssimo defeito: a irritação crônica. Eu sou saraiva ao extremo. Não lembram quem é o Saraiva? Aquele personagem que dizia: “pergunta idiota, tolerância zero!”. Essa característica passa para o mundo da moda. Quando eu não gosto de uma coisa, NÃO adianta, ninguém vai me convencer do contrário.

Não que eu vá falar mal de quem esteja usando as peças que eu tenho implicância. Mas – ain! – me dá calafrios, é algo mais forte que minha ética e bondade! E eu mesma não uso de jeito nenhum, mesmo que o mundo eleja como a coisa mais in do momento.

Preparei uma lista. Se você tem algum item, amigo leitor, não se sinta desmerecido pelo Bainha de Fita-Crepe – nós vamos continuar te amando. Se quiserem me xingar de implicante, fiquem á vontade, é comum. Here we go (lembrando que a lista não está na ordem do item mais odiado, é aleatório):

Ankle boots
Peter Pan usa, e eu com isso? Poxa, viva a criatividade na moda de trazer ou reinventar uma peça que não figurava nas passarelas e editoriais faz tempo. Cria até jogos de proporções interessantes… em fotos com modelos de pernas de 1,20 de altura e 5cm de largura (além do photoshopzinho). Mas as marcas e lojas populares fizeram lá suas pesquisas e resolveram trazer a coisa pra rua. E pronto, está difícil achar uma bota que não te deixe com 1.50 (quando você tem 1,75). E não adianta truque da meia opaca… Fica feio mesmo, não dá pra usar.

Galochas

Implicância gratuita essa.
Não gosto e ponto final.
Não acho bonito, não acho elegante. Divertidas, coloridas, e etc? Ok, minhas meias também são e eu não as exibo assim, tão às claras. Sem contar que não sei porque o povo do Rio resolveu adotar. A não ser nos dias de chuva, no calor invernal o pé e o cheiro dentro devem ficar um luxo!

Camiseta Machão
Outro dia fui em uma festa com minhas amigas em uma casa meio cool aqui do Rio, com um público mais alternativo, pero no mucho. A Casa da Matriz. E não é que um grupo de fortões entra com suas camisetas machão, sem mangas, e atuam com o delicado approaching típico dos pitboys? A implicância com este tipo de camiseta é mais ideológica do que estética. Deixe para mostrar os músculos (aliás, manere na quantidade!) na praia, na intimidade do lar…

Tamancões plataforma
Uma vez uma amiga minha que é de Volta Redonda também me ligou e disse: “Ah, minha irmã não está fazendo muitas amigas no cursinho aqui no Rio, ela disse que só tem meninas estilo tamanco Reef”. Nada contra a marca de surfwear, mas aqui no Rio, este tipo de tamanco é uma febre – enfeiante! Ninguém anda direito com aquilo. E as cores? Jesus toma conta!

Botas de salto plataforma
Eu e meus amigos chamamos de “bota de curir a vibe”, porque muitas meninas da tribo do povo que gosta de rave usam. Mas depois das minhas férias em SP e Piracicaba (interior de SP), cheguei à conclusão de que elas são FEBRE entre as mocinhas de lá. Chegam ao cúmulo de querer sambar em um bar com roda de samba em Piracicaba com um sapato desses. Nem a Globeleza conseguiria. Eu adorava as Spice Girls, mas bota de plataforma is sooooooooooo Mid-90…

Tênis-nave
Vou me candidatar à vereadora para proibir que tênis-naves fossem além das academias e práticas esportivas. Aquelas lanchas imensas brancas, prateadas, etc; com molas e outros apetrechos hi-tech… É muito bruto! E sem estilo! Feio mesmo! Outro fenômeno paulista: vi muitas meninas com este tipo de tênis e calça skinny. Se elas calçavam 35, parecia 44. Já no Rio, eles são os fiéis companheiros das meninas das sandálias Reef para os dias de chuva (mas só os de chuva, porque nos frios, elas continuam com os tamancões).

Calça jeans manchada

Desta água do pecado eu já bebi, senhores. Passado negro. Mas defenestrei TODAS as minhas calças com lavagens esdrúchulas do guarda-roupa. Aliás, não só lavagens estranhas me incomodam, como também detalhes desnecessários: bolsos cheios de balangandans, bordados, rasgados, etc;

Rayban Wayfare
Sempre achei o modelão clássico, o preto ou o de tartaruga, um… clássico! Audrey, Bob Dylan, JF Kennedy… só ícones! Mas, vermelho? Branco? Em todos os lugares possíveis, em todas as ocasiões, sempre, todo mundo igual? Já deu!

Anos 80

E por falar em Wayfare, por que voltaram com essa praga dos anos 80? Música é legal, cinema é legal, brinquedos, TV, essa onda pós-moderna de nostalgia. Mas people, a MODA? Alguém já pegou fotos de família, editoriais de moda, desfiles e disse: nossa, que lindo! ou então, nossa, como a fulana está bonita nessa blusa de ombreiras com flashes flúor, essa calça baggy roxa, essa sandália abotinada vermelha de verniz, esse mullet, esse brinco gemétrico e esse óculos new wave? Era na contra-mão da beleza! Fazia sentido no contexto da época – alguém enfiou sentido no nosso contexto e, foi mal, eu não sou ninguém, mas essa moda não me pega não!

Comentários acabando comigo serão bem-vindos!
Ps.: tenho mais imagens, porém meu computador desistiu de funcionar. No Aguardo!
Anúncios

28 opiniões sobre “Saraiva Fashion”

  1. menina, eu concordo com TODOS os itens, mas mais de leve com anos 80, que vai… alguma coisa é bacana. não?!?? =)

  2. menina, isso mesmo, vc tem todo o direito de colcoar suas opiniões e também a gente fica conhecendo melhor vc.
    eu realmente tenho problemas com jeans de lavagens bizarras e jeans premium

  3. E ae futura nobre colega de sala!!!???

    A sua lista está muito pertinente, só um detalhe que eu não concordo e não revelo…rs, talvez vc me veja usando a versão masculina lá na pós… hehehe

    Beijos

    ps. se eu já estava ansioso na semana passada, imagina agora… aeeeeee!

  4. Eu vivo fazendo listas de coisas que jamais usaria, até já postei no meu blog e choveu gente deixando uma listinha tbm!
    Adorei sua lista, realmente tem coisas que não tem como aceitar…aff, calça skinny, com tênis de mola não tem como, déospai!

    MINHA LISTA!
    *Bermuda de mano
    *Pochete
    *Legging
    chiiiiii um monte!

    Abraços!

  5. márcia, esse seu post é 10!!!! e, passei no seu teste de bom de gosto: no meu armário não tem uma peça do que você listou. risos.

    beijos, helena

  6. Adorei o post Marcia, e eu odeio essa moda rave, com botas de plataforma e aquelas pochetes horrorozas com lavagem detonada!
    Bjão

  7. Adorei o post. Botas plataforma com saltos ornamentados são um horror! Galochas ficam bem em crianças, assim como os tamancos Croc.Adorei as observações.

  8. Nossa!! Você disse TUDO!
    Outro dia postei no meu blog que em plena segunda feira de sol no Rio, estava andando pelo Barra Shopping e dei de cara com uma potranca de 2 metros de altura e com 2 batatas inglesas na perna andando com uma galocha mega delicada de florzinha..
    Doeu!! U Ó!
    http://www.fashionismo.worpress.com

  9. Tem que listar sim, hahaha! Eu achei um barato o post as pessoas tem que deixar de ser imparciais e dar sua opinião verdadeira de como pensam, eu comprei uma bolsa em um site que vi nos destaques de moda do Shop Tour, que eu pensei que nunca usaria, serio, ela é amarela e tem uma flor de gira-sol, ta vocês podem rir, mais eu acho legal e uso, hahuauhha!
    Beijos a todas!

  10. manow, já vi teu coment no email mas não consigo publicar porque o blogger tá fora do ar.

    mas mandaaaaaaaa plis vou adorar!

  11. uahuahuahuah eu tinha que comentar… concordo com quase todos, principalmente da galocha. Só não concordo com da calça manchada e da bota de plataforma por que eu tenho, apesar de raramente usá-los…

    abs

  12. respostinha para quem comenta aqui sem email ou blog para eu responder de volta, valeu people!!!
    isso aí, cada um falando o que gosta e o que não gosta, viva a democracia, urúl!

    besos

  13. MÁRCIA, PELAMORDEDEUS, ameeeei seu post! Concordo 100% com ele! Sempre entro aqui mas nunca comento, pq não entendo lhufas de moda.

    Amei principalmente as partes das galochas e doa anos 80. Eu escrevi no meu twitter semana passada… não entendo como acham as crocs feias e as galochas bonitas. Pra mim é tudo brega igual!!!

    Ah, e voltar anos 80 NÃÃÃO mesmo… por que até ontem todo mundo escondia os albuns de foto e hoje todo mundo quer retomar aquela tendência? Não vou aderir! Hahahaha

    Beijos!

  14. Márcia!!! Amei esse post! Primeira vez no seu blog e simplesmente AMEI!!! Concordo com toda sua lista! E galochas realmente são UÓ! Ai e o resto tbm! As ankle boots, eu até acho bonitinhas, mas são realmente impossíveis de usa sem parecer um anãozinho da branca de neve!
    Num acho legal as pessoas usarem coisas bizarras em qlqr lugar, a qlqr hora só pq “tá na moda”, num dá né?

  15. Oi Fernanda, obrigda! Mas pode comentar aqui, quem disse que o blog é de especialistas? nem eu sou!
    todo mundo pode falar o que quiser =)

    se eu não gostou, vou ser bem déspota e apagar (ahahaha brincadeira!)

    bjs

    e PEOPLE! apelo. Deixem sempre um email ou blog pra eu poder responder o comentario!

  16. Eu tenho verdadeiro pavor dessas botas com plataforma…deveria ser crime inafiançável vestí-las…rs!

  17. Adorei o post, Márcia. Assino em baixo praticamente de todos, perdão apenas para os jeans manchados (não tenho nenhum, mas também não implico) e as botas plataforma se forem usadas para RAVE e só (permitidas para a lamaceira)!!

    Tem um selo para o “Bainha de Fita-Crepe” lá no “Trivial”, ok? Um grande abraço!

  18. Oiiii Márcia, nossa, achei demais esse post,pois onde é que está escrito que tudo que é moda temos que gostar e usar néam? concordo com sua listinha, exceto o jeans, não tenho, mas não acho tão bizarro assim.
    Embora quase não comento aqui, passo todos os dias pra espiar e adoro.
    Bjobjo

  19. Hewheheheheh

    gente!!
    gostei da discursão!!
    pura e sincera. sem falta de educação e atrevimento!

    apenas os ANONIMOS DA NET que insistem em continuar.

    ps: gente pochete nao

    ps2: eu tenho legging e bota plataforma. e me acho o máximo com as peças!!
    hsauhsuahsuhausa
    dó de mim ne?!

  20. Oi!
    Adorei a sua lista e o blog!!! Só adicionaria na lista crocs (não adianta, acho aquilo horrível, inclusive em crianças), bota por cima da calça – apesar de eu ter acostumado a ver e não achar mais tão repulsivo assim, eu não usaria – e, leggings, estas por implicância gratuita mesmo. hehe

  21. Olha, concordo com quaaase tudo!! Mas devo dizer que uma galocha, num dia de chuva, vai muito bem! Adorei as observações!!! Ainda que atrasada.

  22. morri de rir com o post! Especialmente por usar/ter algumas peças, como os óculos e as galochas. Sou carioca, moro no bairro mais quente do Rio e posso te garantir que meu pé fica cheirosinho com a bota! A da grendene, ao menos, tem um cheirinho ótimo que mesmo após algumas lavadas não saiu! =P

    A visão do inferno pra mim é um homem de short, regata, Crocs, pochete e bigode. Não dá!

  23. gee! eu ando impressionada com isso de retomar os anos 80 tão literalmente. vide a malla da alice dellal sendo it-pessoa nesse mundo… mas eu acho que algo de anos 80 é legal. nem que seja pela piada! (e eu tenho PANICO DE JEANS COM LAVAGEM, me dá vontade de gritar quando eu vejo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s