Enquanto estudo, atualizo o blog

Oscar Wilde, escritor dândi e entediado, tipo eu…

Estou aqui lendo História da Beleza, do Umberto Eco, para minha aula de Estética e resolvi partilhar com vocês um trecho do Baudelaire que o Eco cita no livro sobre os dândis. Não sei, me pareceu que o conceito que ele dá para este “movimento” (se é que podemos chamar de movimento, seria mais um fenômeno do século XIX), muito parecido com as imagens que nós construímos ou tentamos construir de nós mesmos atualmente… Não sei, pode ser apenas um pensamento fraco de domingo, á la Vitor Angelo.

Trechos do texto “O pintor da vida moderna” (1869), de Charles Baudelaire:

A idéia que o homem faz do Belo imprime-se em todo o seu vestuário, franze ou estira sua roupa, arredodonda ou enrijece ou seu gosto e impregna sutilmente, com o passar do tempo, inclusive os traços do seu rosto. O homem acaba por se assemelhar àquilo que gostaria de ser. […]
O dandismo não é sequer, como parecem pensar muitas pessoas de pouca reflexão, um amor desmesurado pela indumentária e pela elegância física. Para o perfeito dândi essas coisas são apenas um símbolo da superioridade aristocrática de seu espírito. Por isso, a seus olhos, ávidos antes de tudo por distinção, a perfeição da indumentária consiste na simplicidade absoluta, o que é, efetivamente, o melhor modo de distinguir-se.[…] É antes de tudo a necessidade ardente de alcançar uma originalidade dentro dos limites exteriores das conveniências.”

Não sei, me senti extremamente dândi…

PS.: hoje fui ao meu primeiro Encontrinho, com participação do Marcos Proença e tudo, adorei! Adorei conhecer e reencontrar todas que estavam por lá e a Alguidá, sede desta edição, é LINDA!
Anúncios

2 opiniões sobre “Enquanto estudo, atualizo o blog”

  1. O Oscar Wilde… O que dizer dele?

    Um grande escritor que – graças a Deus – reencarnou em Stephen Patrick Morrissey , pois , se não fosse por isso , teria reencarnado em algúm destes meninos de 18 anos que usam franjinha para o lado e frequenta a Fosfobox. Beijo, Jornalista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s