Não é moda, é samba, mas o blog é meu!

Dá licença que eu não quero falar de moda nesse post?

Aqui, com muita saudade do Rio, da família e dos amigos muito queridos, estou ouvindo Paulinho da Viola, sambando e lembrando da Lapa e de andar desviando de lixo, bêbados, playboys e meninos de rua. Amo a Lapa, amo! Muita saudade!

Tenho alguns sambistas preferidos, esses que todo mundo ama. Cartola, Candeia, Noel Rosa, etc; (seria Chico um sambista?). E entre eles está o Paulinho, principalmente pelo efeito confortante que suas músicas me dão em momentos que tendo a capengar:


Um mestre do verso, de olhar destemido,
disse uma vez, com certa ironia:
“Se lágrima fosse de pedra eu choraria”
Mas eu, Boca, como semrpe perdido
Bêbado de sambas e tantos sonhos
Choro a lágrima comum,
Que todos choram
Embora não tenha, nessas horas,
Saudade do passado, remorso
Ou mágoas menores
Meu choro, Boca,
Dolente, por questão de estilo,
É chula quase raiada
Solo espontâneo e rude
De um samba nunca terminado
Um rio de murmúrios da memória
De meus olhos, e quando aflora
Serve, antes de tudo,
Para aliviar o peso das palavras
Que ninguém é de pedra
(Abertura de “Bebadosamba”)

Não é lindo? O mais lindo do samba é a poesia bem feita, lírica pura, dentro da melodia, da cadência, e da batida. “Porque o samba é a tristeza que balança”, já dizia Vinícius, marido que não tive, nasci depois. É dizer coisas lindas e dançar e cantar liberando tudo, sabem? Quem não gosta de samba, realmente não é um bom sujieto, doente da cabeça ou do pé, como diria outro sambista preferido, Caymmi.

Ame Seja como for
Sem medo de sofrer
Pintou desilusão
Não tenha medo não
O tempo poderá lhe dizer
Que tudo
Traz alguma dor
E o bem de revelar
Que tal felicidade
Sempre tão fugaz
A gente tem que conquistar
(“Ame”, uma das minhas preferidas)


E já que é um blog de moda, Paulinho é elegantíssimo, um clássico! Já foi eleito pela revista Domingo, nos tempos áureos do Jornal do Brasil como o mais elegante (ao lado da Marisa Monte). Um gentleman! E sogro da Helena, que é uma lady e tem o blog Meninas da Chocolate. Além da discrição e da fala mansa, educada, Paulinho sempre está super bem vestido, já repararam? De terno, como manda o figurino do samba da época de ouro, quando o preconceito contra músicos (lááá pra década de 30, hein gente!) fazia com que eles se vestissem muito bem pra mostrar que não eram malandros, mas sim artistas de valor! E Paulinho mantém essa elegância, muito fino!

E agora, com licença que eu vou sambar porque suar é mais legal que perder líquido chorando.

Canto

Pra dizer que no meu coração
Já não mais se agitam as ondas de uma paixão
Ele não é mais abrigo de amores perdidos
É um lago mais tranqüilo
Onde a dor não tem razão
(“Onde a dor não tem razão” – do Paulinho e Elton Medeiros)
4 comentários em “Não é moda, é samba, mas o blog é meu!”

  1. Gosto muito do Paulinho da Viola…Meu preferido é o Martinho e agora a filha Martinália…Bom,eu adorei o post…achei muito fashion,sim!

    Bjs
    Paulo

  2. e eu to lendo de férias “o mistério do samba” do hermano vianna, que o vitor me mandou ler! tudo a ver com moda, menina! 😉

  3. Marcia,adorei ese post e acho que toda leitura agrega nessa vida. ca entre nós,só ler/falar de moda tbm enche o saco, né ? (rs)

    Beijos e boas festas,querida !
    Stuart

  4. oi marcia, adorei o post do sogrão! ; ) ele é mesmo uma pessoa admirável, é impressionante a elegância dele em qualquer que seja a situação.

    o joão me apresentou um cd dele com o elton medeiros chamado “na madrugada”, gravado em 68. é sensacional! nessa época a voz do paulinho era influenciada pelos cantores da rádio. você já conhece? se não, vale super a pena!

    beijos

Deixe um comentário

