Vive la France!

Sarkozy e Bruni chegaram e acho que isso é sinal que o Ano da Fraça no Brasil também, apesar de faltarem alguns dias para 2009… Et Vive la France, mes enfants!!!!!!!
Sabem aquele livro sentimentalóide, Nunca Te Vi, Sempre Te Amei? Então, nunca fui à França, mas sempre amei, desde que li uma enciclopédia pela primeira vez (é, eu fui uma criança solitária que lia enciclopédias ilustradas). Teve uma época que fui apaixonada pela Revolução Francesa. Lia tudo. Acho que foi influência da novela Que Rei Sou Eu? (todo mundo tinha o álbum!).
Depois minha paixão seguiu cronologicamente para a era Napoleônica. Hoje prefiro a Paris da Belle Époque e do período entre-guerras, efevercência cultural looooooooooouca. Queria muito ter vivido em Montmartre nessa época. Ter tomado porres com Edith Piaff na época que era pobretona. Non, rien de rien, non je ne regrette rien!
Ter sido modelo de Man Ray e amante de Picasso. Não seria tu-do?

Resolvi então fazer uma lista de coisas francesas que eu mais gosto. Voilá!

Madame de Pompadour, uma das favoritas de Luís XV, très chic e lançadora de moda muito antes da chegadda de Marie Antoinette à Paris!

Ok, ela não era francesa, mas é o ícone do absolutismo francês pré-revolução e um ícone fashion, claro. Mas sempre adorei a história da Maria Antonieta e acho que ela foi muito além disso. Aguentar uma monte anunciada como a dela com dignidade não é para muitos…

Qualquer obra, quadro, gravura, litografia, qualqueeer coisa do Henri Toulouse-Lautrec. Queria ser transportada pras cenas de boemia da belle époque que ele pintava, Le Moulin Rouge, Montmartre…

Se eu vestisse Paul Poiret eu seria MUITO blasé. Mais do que já sou (mentira, eu não sou blasé, sou muito latina!)

Precisa de legenda? Phina!!!!!!!!!

Très chic ter Dior as seus pés, n’est pas?

Tinha esquecido do Cartier-Bresson, VÊ SE PODE! Meu fotógrafo preferido. E em 2009, terá expo dele aqui em SP. To na fila já!

Tá achando que tá sofrendo, amiga? Pensa: Piaf sofreu mais! E vai ouvir “La Vie En Rose”, “Hymne à l’Amour”, “Non, je ne regrette rien” pra sofrer bonito!

Ou ouça Françoise Hardy e se identifique com a fofice. Messs jourrs comme mes nuiiiits sonnnt ent tous poinnts pareilllsss. E ela não era muito lindinha? Se ela, diva desse jeito, reclamava de solidão, por que a gente não pode, né? Hehehe. Oh, quand pour moi brillerá le soleiiiilll?

Estou começando a me curar do Complexo de Amélie, agora só falta Le Fabouleux Destin!

Casa, comida e roupa lavada.

Bisous, mes amis!!!!

Posfácio: Gentchy, Carla Bruni, além de chique, linda, charmosa, simpática, AHH, adoro ela, ainda cantou baixinho, assim, na dela, “Primavera” de Vinícius e Carlos Lyra, num almoço ontem no Rio, segundo nota no Globo de hoje. Phi-na!

Anúncios

5 opiniões sobre “Vive la France!”

  1. Olha só: o post tá INCRÍVEL, pois eu tbm seeempre quis ser transportada pra dentro de um quadro de Toulouse-Lautrec, adoraria ter Dior a meus pés e tbm AMO LOUCAMENTE Cartier-Bresson, além de adorar um drama sem ter vivido metade dele como Piaf.

    Agora, botar o Garrel com essa legenda, a senhora já está me provocando!!!!

    Acho que vamos começar uma briga feminina-de-puxar-cabelo-e-gritar-“esse-bofe-é-meu” virtual, o que acha?

    Beijoooooo!!!!!

  2. Filha, tbm tava pensando em assistir Fronteira da Alvorada só por Garrel… mas se eu já tava meio assim-assim antes, depois do seu coment, humn… sei não… acho que prefiro apelar pro youtuba mesmo. E La Belle Personne estréia semana que vem!!!!!

    Cata: tati.hr@gmail.com

  3. Olá Marcia!
    De fato a aura francesa invadiu nossos corações. Hoje de manhã, inclusive eu estava escrevendo algums coisas, preparando um post que colocarei no meu blog semana que vem, tb sobre isso, e qual não foi minha surpresa ao vir aqui hj e me deparar com esse post MARAVILHOSO que vc fez!

    Sem dúvida, Chanel é fabulosa, bem como Antoinnete e seus brioches(ou ñ), mdm de Pompadour e a própria Bruni,très chic, fabuleux.
    E por falar eu fabuleux, desde a semana passada estava louca tentando baixar o filme de Amelie Poulain, e consegui, e apesar de ser todo em francês e eu não entender nada do que falam, fico feliz de só assistir sab…
    Enfim…
    Tudo isso foi só pra dizer q seu post foi sensationnel!

    Bj

  4. Ai amo Paris…um dia nessa vida ainda piso naquela terra.
    Acho que a maior referência que tenho é um vídeo de uma médica que trabalhava comigo. BEm a pheena foi passar férias na Europa começando por Amsterdan…ou seja: foi de trem pra Paris!!!
    Na volta ela mostrou pra gente o vídeo da hora que o trem entrava em Paris…o trem inteiro dormindo e ela lá, sozinha, chorando, com a cara grudada no vidro…eu chorei junto!!
    Melhor ainda foi ela abrindo a janela do quarto do hotel e vendo a Torre Eiffel, ainda chorando, olhando pra câmera e dizendo: ” Mãe, eu tô em Paris!”

    Um dia vou ser eu…

  5. Eu vim aqui procurando fotos de Cartier-Bresson e, menina, você precisa ir à França! Por que não vai estudar lá? Olha, se quiser ajuda, pode contar comigo, eu trabalho com isso. Entre no meu site ou então me escreva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s