Bad, bad girls

Infelizmente, sou do tipo boazinha. Apesar da personalidade forte e de ser bem brava quando contrariada, na maioria das vezes eu sou medrosa, arredia, boazinha, boba… inocente! Traduzindo: idiota.

Entretanto, talvez Freud possa explicar isso, minhas ídolas, meus modelos, mulheres com que me identifico, aprecio o trabalho e copio o estilo (ou pelo menos tento), são bad girls. Ou no comportamento, no caráter, na aparência. Não que elas sejam más, mas têm o comportamento controverso. Dão um pé na bunda nesse mondinho hipócrita, são feitas de chacota e devem sofrer pra caramba – mas me inspiram!

Este post aqui já está sendo pensado desde que li uma matéria na Elle Inglesa, se não me engano, em novembro, sobre Bad Girl e a moda. Acho que esqueceram de várias… mas… nenhuma matéria é perfeita. Aqui vai minha lista de perfeitudas, como diria minha prima adolescente miguxa.


Teodora de Bizâncio, como diria Beth Brício, ex-professora e figuuuuura da moda brasileira, os bizantinos eram maravilhooooooooooossssssos, riquííííísssssimos! Teodora era atriz de circo – tornar-se imperatriz foi um baaaafo na época porque elas tinham péssima fama. Dizem que era lindíssima e muito criativa na hora de se vestir e enfeitar. Mas também, com a indumentária dos chefes de estado da época, impossível não ser…


Alguma personagem dos quadros e litografias do Toulouse-Lautrec. Uma dançarina de can-can do Moulin Rouge da Belle Époque… Tipo uma Satine da vida… Morrer tísica… ah, que sonho romântico!

Kiki de Montparnasse = Paris = Man Ray = Dadaísmo = Surrealismo = Anos 20 = Art Déco = Vanguarda = Anos Loucos! = muitas referências estéticas e comportamentais que eu acho o máximo!

Noite de festa, Margo Channing chega no alto da escada de sua casa e anuncia a quem está lá em baixo: “Apertem os cintos! A noite vai ser turbulenta”. Cena históóórica pra quem ama Bette Davis, do filme All About Eve. E o figurino é de outra super bad girl que me inspira, a terrible Edithe Head!


Adoro essa expressão da Maysa de “num cutuca a onça!!!!”. Porque eu odeio gente blasé sem emoções fortes, sabe? Tem que sentar a pua mesmo, descabelar, dar chilique! Viva a Latinidade!

Povo da moda costuma rir dos hippies, mas eu acho o máximo, uma das minhas principais referências. Principalmente porque a música dos anos 60/70 é o meu tipo preferido. Sem contar que foi a última época realmente revolucionária na história da nossa sociedade. Em todas as áreas. Depois veio só coisa esquisita e o mundo ficou chato (tirando os grunges, porque eu sou grunge). Janis, além do estilo e de sua vida tumultuada, cantava coisa que to-da-mu-lher pensa, pensou, fez, etc. Arrumar a casa em dias deprês ouvindo e cantando Janis é reparador!

Tem gente que diz que esse negócio de signo não tem nada a ver. A prova contrária disso é que, como boa escorpiana, adoro uma morbidez. Desde pequena, sempre preferi a bruxa à fada. E sempre achei a Morticia o MÁXIMO! Hoje em dia, sei que 90% disso é por causa da Angelica Huston, que é divina. Gótica blasé, mas ao mesmo tempo com muito drama, dança tango apaixonadamente com o marido, puro fetiche! Tenho fantasia dela e tudo!

Bettie Page!!!! Pra mexer com os falsos pudores da sociedade hipócrita americana dos anos 50. Corto meu cabelo igual ao dela.

Esta não é ninguém específico, mas é só pra representar o trabalho do Hemult Newton, que eu acho geeeeeeeenial. Ela é uma coisa Katia Flavia morena (Alo Polícia!). Piriguete bandida, acho legal esta imagem, e tantas outras, provoca um incômodo, um choque, mas com humor, tornam-se agradáveis.
Eu AMO a Karen O., do Yeah Yeah Yeahs. Eu AMO Yeah Yeah Yeahs. Querem um segredo? Ouço todo dia. To-do-dia, indo e voltando do trabalho. Ela merecia um post inteiro, acho ela linda, louca, ousada, nunca me vestiria como ela, mas tento absorver a revolta style.

E, quem sabe, pendurando fotos das minhas divas malvadas no meu quarto, eu não aprendo a ser menos ooootáááriaaa.

2 opiniões sobre “Bad, bad girls”

  1. Oi Marcia,
    Já está falando igual paulista? rs
    Ri muito lembrando da Beth. uahu.
    E a rainha das pin ups é a melhor!

    Bjs

Deixe uma resposta

