Encontrinho e Sartorialist


Gente, quem fez essa montagem hilária?

Amanhã vou participar do Encontrinho com Scott Schumann, o suuuuper dono do Sartorialist e meu ídolo. Podem falar o que quiserem, mas acho ele muito bom. Não apenas pelas escolhas dos looks, mas pela qualidade das fotos que tira. Acho que as roupas acabam ficando de coadjuvantes em determinadas fotos, pois ele consegue captar uma “aura” da personalidade do fotografado que ultrapassa o que veste.

Outra coisa que acho interessante é que, apesar de a maioria das fotos ser de pessoas na boca dos grandes desfiles – ou seja, fashionistas com F maiúsculo, gente graudíssima no mondo da moda – é possível enxergar a personalidade fashion de cada cidade que retrata. Paris tem muito preto, coisas recém-saídas das passarelas, mais posudo. NY tem mais jeans, sobreposições, yuppies e algo mais descontraído, mais street. Já as fotos de Milão colecionam homens elegantíssimos com alfaiataria de alto nível, mulheres muuuuito chiques e classudas e muitas cores quentes e terrosas. Já repararam?

Ciclista novaiorquina flagrada pelo Scott Schumann
O que me faz enxergar diferenças das fotos de outro famoso do ramo, o “menino-que-usa-óculos-de-mentira” do Face Hunter. O gol dele é pegar pessoas mais no underground, mas acho que, mesmo sendo algo diferenciador, esse estilo “diferente” foi tão difundido – até por ele mesmo – que se tornou padrão. Tirando algumas cidades que de fato são tããão diferentes que não tem como imitar, como as capitais dos países nórdicos e os japoneses, praticamente todos os modernosos do planeta, o pessoal da noite da moda, todo mundo ta muito parecido! Até mesmo nas poses meio anos 80, meio “geração-sem-saúde”. São diferentes do mainstream e o influenciam, mas para quem acompanha de longe, estão todos muito parecidos (como todas as tribos são, né?).

Da primeira vez que Scott veio no Brasil, foi no Rio Summer, e a maioria das pessoas não gostou das fotos (principalmente a do poodle e dos pombos). Mas lembro de duas que conseguiram captar bem o espírito da maioria dos freqüentadores reais da praia de Ipanema. A do menino sem camisa e bermudão e da menina de calça estampada. Nós, que vimos isso quase todo dia e nem achamos tão legal assim (afinal, esse estilo é comum), podemos não perceber que este é um estilo bem brasileiro (e bem carioca) que pode ser diferente para um estrangeiro.

Amanhã, tenho lá minhas dúvidas se Scott vai achar algo muito diferente do que ele costuma ver pelo mundo. São Paulo é a nossa capital da moda, mas o que vemos por aí, no mondinho fashion paulistano, não é muito diferente do que vemos em NY pelas lentes do Sartorialist. Não que isso seja ruim – é apenas uma observação. Nem também é aquele velho papo de busca por identidade, é apenas uma observação da globalização muito rápida das informações de moda. Espero que ele pule a coisa pets que foi no Rio e consiga captar o lado paulistano, sofisticado e urbano, da nossa moda (e menos imitador do cosmopolismo de outros lugares).
Fiquei muito feliz com o convite porque ele é muito ídolo e vai ser um prazer imenso vê-lo trabalhando, confesso que nem vou tentar me montar para sair em alguma foto porque tenho consciência que não sou estilosa o suficiente. Mas vai ser ótimo ver a galera montadíssima! Vou tentar fotografar tudo e colocar aqui depois.
Vamo que vamo e tamo junto!
Adendo: Esqueci minha câmera em casa, então vão ter que esperar as oficiais do Encontrinho mesmo.

10 opiniões sobre “Encontrinho e Sartorialist”

  1. Adorei o seu post! Acho que vc super traduziu o trabalho do Sr. Sartorialist. Amanhã tb vou estar lá!! Ehhh !! bjo grande. Jana Castro

  2. eu vou com kika, a gente vai chegar um pouco mais tarde. e dá pra chegar lá de táxi sim, mas recomendo sair depois das 20h tb, por causa do trânsito!!
    :* té de noite!

  3. ótimo post. parabens!
    adorei suas observacoes.
    e vou ficar daqui esperando seus comentarios e fotos de hoje a noite.

  4. oi marcia!
    adoro seu blog!
    no encontro com o scott, please esqueça os saltos em casa, pois senão vai ficar corcunda, rsss.
    quero ler sobre o encontro!
    bjs
    flavia

Deixe uma resposta

