Life is a cabaret, old chum!

Life is a cabaret, old chum!

Hoje saiu uma matéria no caderno Ela do O Globo sobre a nova febre da vanguardista noite de Berlim, a festa Bohème Sauvage, num dos bairros berlinenses mais cool, Kreuzberg.

A festa revive os tempos de ouro da capital alemã, na década de 20, quando ela era uma metrópole riquíssima, cheia de gente chique, boêmia e animada. Mesmo depois da derrota na 1ª Guerra, a Alemanha ainda era uma das potências mundiais e este cenário só foi mudar com a crise de 29. Depois disso, o país entrou em bancarrota (todo mundo deve ter lido nos livros de história do colégio que nesta época a inflação era tão grande que era preciso um carrinho de mão cheio de dinheiro para comprar pão). E logo depois veio a subida do nazismo ao poder e o resto da história a gente sabe.

Como o país foi bem atingido pela crise atual, nada mais lógico os jovens de lá buscarem “consolo” na nostalgia dos Anos Loucos. E a matéria conta que as marcas modernas alemãs estão pegando carona e fazendo coleções inspiradas no que as alemãs usavam nos anos 20 e início dos 30. Se etsa moda pegasse aqui no Brasil, eu iria adorar porque são minhas décadas preferidas na história da moda contemporânea.

Life is a cabaret, old chum! 

Lendo a matéria, me lembrei do filme Cabaret, musical da década de 70 estrelado por Liza Minnelli (dirigido por Bob Fosse – 1972). Liza é uma americana doidinha que vai para Berlim fugir do careta american way of life e vira cantora de cabaré. O figurino é lindo e assinado Charlotte Flemming (uma figurinista do cinema alemão, legal né?), ousado como as unhas verdes escuras metalizadas da personagem da Liza.

E como diria a letra da música “Cabaret”:
What good is sitting alone in your room?
Come hear the music play
Life is a cabaret, old chum
Come to the cabaret!

3 opiniões sobre “Life is a cabaret, old chum!”

  1. A opulencia, a vida “louca” são ótimas saidas para tempos de crise… Adoro art deco, gostaria de ver mais peças nesse estilo!!

  2. Af que incrííííveeel!😦
    ashuahusuhasuha, uma MELINDROSA GENUÍNA
    gamei.
    usaria tudo assim, too dia

    bj

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s