Barraco na Flip?

Barraco na Flip?
Gostei do debate do post anterior e já tenho outro pronto, em casa, sobre jornalismo e moda, mas uma pausa de hora de almoço para um assunto off-moda. Amanhã começa a Flip (MORRO de vontade de ir, este ano vai ter Gay Taleeeeeeese!) e tem uma mesa que eu daria tuuudo pra assistir:
Desde que o caderno Ela publicou uma matéria sobre a artista plástica francesa Sophie Calle, fiquei super curiosa com a história e a obra dela. Ela gostava de misturar sua intimidade com sua obra, ou a intimidade alheia – melhor dizendo. Sua última e mais falada foi pedir a um X número de mulheres (agora não lembro direito) que lessem o email que seu ex enviou para ela, terminando o namoro, e gravou. A frase final foi Prenez soins de vous (Cuide de você), que deu título a esta obra.

Nesta matéria, não ouviam o tal ex, um escritor francês, e eu fiquei chocada com a história e imaginando o barraco que seria esse debate na Flip. Daí veio a Marie Claire de junho e publica uma entrevista com Grégoire Boullier, o “carrasco” de Sophie. A artista não quis dar entrevista porque não fala da sua vida pessoal (curioso, né?). E publicaram o email. Relativizei… ele não foi tão cruel assim. Como diz uma das mulheres da obra de Sophie, pelo menos ele terminou com ela, se explicou de alguma forma, pior quando não falam nada. Conheço um que disse, por torpedo de celular, “não me enche o saco”. Acho “prenez soins de vous” mais bonitinho…
Depois da Marie Claire, fiquei maaais curiosa ainda. Talvez porque a foto do cara era meio sexy assim, meio foto do Camus… Escritor tem uma áurea né, tipo fotógrafo. Deve ser algum tipo de fetiche que mulher metida a intelectualóide tem…
Daí neste sábado, o Prosa e Verso, do Globo, publica outra entrevista com ele. Foca pouco no caso Sophie (fala mais do livro que ele lançará aqui, O Convidado Surpresa), mas comenta da obra dele, que ele diz que não consegue desvencilhar coisas pessoais de seus livros – ele escreve sobre experiências próprias. E ó, me identifiquei hein? Talvez por ter sido materlada na faculdade de jornalismo para ser imparcial, quando vou escrever algo não-profissional, só consigo ser auto-biográfica.
Me sentia diminuída (por mim mesma), mas como disse o protagonista de Apenas o Fim (VÃO VEEEERRR, muito bom), “a diferença entre fazer arte e terapia é que se eu ficar um dia sem escrever, eu não pago a sessão mesmo assim”. Então sigo no egocentrismo literário. Blogueiro, no caso.
Outra coisa que amei na entrevista foi que o Bouillier mostrou a uma outra ex a obra da Clarice e ela amou TANTO que largou ele para virar escritora. Fantástico!
Sophie Calle, cuide de você, to com o Bouillier no embate da Flip!
PS.: também vai ter Catherine M., que, depois do livro polêmico sobre sua vida sexual pouco convencional, vai lançar um livro sobre ciúmes. Atooooooro perigon!

3 opiniões sobre “Barraco na Flip?”

  1. eu conheço um pouquinho da obra da sophie e eu não acho que com este trabalho ele quis mostrar q ele era sacana sabe… não é isso. ela queria só uma interpretação para aquilo, não um julgamento da atitude dele. por isso mesmo acho um bafafá inutil essa coisa de barraco no flip… coisa de imprensa querendo criar pauta! haha (eu sou jornalista).
    recomendo muito a obra do detetive e um livro q ela fez com o Paul Auster (esse sim totalmente envolvido com a vida pessoal, ela comia só uma cor de comida em determinado dia da semana).

    Bjins!

  2. aff, Lua, quem me dera poder ir pra Porto de Galinhas! rs, obrigada!

    e Taís, eu sei que não é bem isso, mas achei a história legal. E deu no jornal que os dois circularam de mãos dadas por Paraty, achei legal. Dia 10 começa essa expo dela do Prenez no Sesc Pompéia, eu vou!

    bjs e obrigada, meninas

Deixe uma resposta

