Sobre a exposição do YSL

Sobre a exposição do YSL
Hoje, aproveitando um final de semana com a família quase completa no Rio, fomos ao CCBB ver a tããããão esperada e falada exposição Yves Saint Laurent – Voyages Extraordinaires, que traz alguns exemplos de desfiles de alta costura inspirados em culturas “exóticas” como China, Rússia, Espanha, Marrocos e Índia.
Muito emocionante ver de perto toda a riqueza de detalhes da obra de arte de um gênio da moda e o trabalho primoroso dos artistas das casas que fazem todo o trabalho de acabamento da haute couture. Bordados inimagináveis, trabalhos com penas maravilhosos, acessórios e jóias deslumbrantes, cada sapato mais lindo que o outro. E as estampas? De babar! Tecidos deslumbrantes, ficamos com as mãos coçando para sentir o toque agradável que eles devem ter (óbvio, não podem ser tocados).

Sobre a exposição do YSL
Tem também um documentário sobre sua carreira a a exibição do seu último desfile, em 2002, quando anunciou sua saída do mundo da moda. Este desfile é uma retrospectiva do seu trabalho e uma aula de história e cultura. Sem contar que é uma delícia ver o próprio YSL falando, ele era uma coiiiisa, impossível não entender a paixão de Pierre Bergé por ele. No documentário, vemos além das peças da exposição – os vestidos do Mondriand, os smokings, e um pouco do seu prê-a-porter que, como disse Grumbach, foi seu lado mais genial. Mas meus pais (meus pais!) destacaram e é mesmo – apesar de estarmos vendo vestidos de alta-costura exuberantes, todos eram absolutamente usáveis.
Mas, a exposição tem um GRANDE problema – a curadoria. Para quem não sabe nada de história da moda e só conhece o YSL por nome, só fica sabendo que as roupas são lindas e… mais o que? Não há textos explicativos mais profundos, não há descrição das peças, que tecidos usaram, curiosidades tão importantes para ir além do que se vê com os olhos – tem tanta coisa por trás que só ver um monte de vestido bordado fica vago.
Mesmo na sala do documentário (sem conforto algum para assistir um filme de 1h40), não há informação nenhuma, nem mesmo a duração do vídeo (dado comum em exposições). Ainda havia um guia que explicava, mas ele só aparecia às vezes, quando chegamos na expo, só havia seguranças. Depois da expo do YSL, fomos a outra de arte modernista russa que tinha o triplo de informações e deu pra conhecer muuuuita coisa sobre vários movimentos artísticos que não conhecia…
Uma pena que uma exposição tããão importante e que tem atraído um público imenso tenha tão pouco cuidado em passar informações a um público 99% leigo. Ainda mais sobre moda, área que nós brasileiros não estamos acostumados a ver como algo histórico e de alto valor para a cultura de uma sociedade.

Sobre a exposição do YSL
Laetitia Casta, Saint Laurent e Catherine Deneuve (e mil modelonas atrás) em seu desfile de despedida.
 

PS.: Mas o mais fofo foi um menininho de uns 6 anos, que virou para os pais e disse: “Já vi os vestidos, agora vou sentar aqui pra ver esse filme, ok?” E ficou lá, amarradão. Aliás, a quantidade de famílias inteiras, pais com os filhos chamou nossa atenção. Homens (meu pai incluído), prestavam uma grande atenção às roupas. Moda não é coisa de mulherzinha, tá vendo?

5 opiniões sobre “Sobre a exposição do YSL”

  1. Eu queria tanto ver essa exposição! É tão raro acontecer no Brasil! Espero que venha pra SP. Fiz uma lista de livros de moda, dá uma passadinha no meu blog!

  2. quando trabalhava no GNT Fashion, a Lilian em Paris foi na Fundação visitar a exposição. da exposição mal se via, muito mal gravada, mas tinha uma entrevista com Bergé super boa. Agora você me conta o contrário, pois visitei a expo por suas palavras mais do que pelas imagens do GNT, mas faltou curadoria. E sua observação tem toda razão e sentido. Aidna tratam a moda como uma área do não pensamento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s