Falso drama, exposição vazia

sophie-calle

Neste domingo, eu e minha amiga Lu fomos ver a tão falada e citada (inclusive neste meu post) exposição da Sophie Calle no Sesc Pompéia. Ao receber um email de rompimento do amante, o escritor Grégoir Boullier, Sophie pediu para 107 mulheres interpretarem a carta de acordo com suas funções, profissões.

Antes de ver a expo, fiquei bem curiosa com a história. Que mulher não se interessa por dramas amorosos, ainda mais o de outras? Da primeira vez, achei a idéia dela incrível e uma grande resposta ao “malvado” que quebrou seu coração. Depois de ler o tal email e uma entrevista de B, comecei a ponderar e vi que o cara parecia bem gente boa. Bom, depois da exposição, vejo a Sophie como uma grande espertalhona que aproveitou a oportunidade de transformar algo tão corriqueiro em “obra de arte” polêmica e que aumentaria seu prestígio.

Não, eu não gostei nem um pouco da exposição. Não vou entrar aqui na discussão se é arte ou não, não tenho o menor cacife pra isso. Vou expor apenas minha opinião como expectadora e ser a 108ª mulher a dar pitaco na história.

Na expo, vi que o sofrimennnnto de Sophie ao receber o email que a fez fazer tudo isso não existiu. Achei tudo vazio de sentimentos e significados. Fiquei ouvindo e lendo as interpretações e pensando: mas e daí? As caras tristes nas fotos, a pose de mulher largada… Na boa? Tudo cena. E ainda assim, sabendo que é tudo cena… aquilo tudo não me disse absolutamente NADA. Porque se o sentimento não existiu ou ela não quis mostrar, qual o propósito?  A carta da mãe dela é a mais esclarecedora. Os dois eram apenas amantes, que se viam pouco e ficaram pouco tempo juntos. Sua mãe diz: não faça drama, nem era nada de mais. A própria Sophie diz isso em um vídeo com uma das 107 mulheres, uma terapeuta familiar. O relacionamento não foi intenso, ela ficava com medo de ser deixada e por isso nunca “se jogou”, então nunca gostou muito dele. Ela, inclusive, nem entendeu a razão de ele ter escrito um email tão bonito. Porque sim, o email é BEM bonito. E talvez tenha sido o valor literário do que ele escreveu que despertou na espertalhona da Sophie a idéia de transformar em exposição.

Se todos os foras que levássemos fossem bonitos, gentis e sinceros como o tal email, ô vida boa! Ele é um canastrão, mas escreve muito bem e é absolutamente sincero e corajoso de chegar – mesmo que por email – e terminar claramente um relacionamento com uma mulher, expondo suas razões.

Enfim. Uma coisa eu aprendi: Orkut também é cultura. Tem uma comunidade que se chama: Não fique triste, fique rica! Deveria ser o título da exposição.

Prenez soins de vous, Sophie! Vou comprar o livro do Boullier porque sua exposição ajudou a expor como ele escreve bem, fikadika.

Ps.: Achei, por acaso, esse post com opiniçao contrária neste blog que eu não conheço, mas achei legal deixar o link aqui.  Não concordo com a visão dela, mas tá legal, tem o email na íntegra e dois vídeos do encontro dos dois na Flip, vale a pena dar uma olhada, pra quem se interessar…

4 opiniões sobre “Falso drama, exposição vazia”

  1. Não vi a exposição, mas li a carta na íntegra e li algumas coisas sobre. E concordo plenamente !
    O cara foi sincero e corajoso. E engrosso o coro: se todos os foras fossem como esse, o mundo seria mais sincero !

  2. Marcia,achei esse post incrivel.Ainda nao vi a expo – uma vergonha,ate pq moro a 15 minutos do Sesc Pompéia.Entretanto,achei superbacana sua otica sobre o embrolio todo.Vou fazer asim,vou ver e depois volto pra te contar o que achei sobre a…a “coisa” toda,tá ?
    bj,Stuart

  3. Oi Márcia,

    te acompanho há alguns meses e gosto demais das suas sacadas. Não vi a exposição, mas li a matéria na Bravo! e sabe que tive a mesma sensação tua? E vc já viu alguma entrevista dela? É super enrolação!
    Tive um namorado que terminou comigo umas 50 vezes (shame on me!) por e-mails super-escrotos (desculpe a expressão – nem sei se escrevi direito)!

  4. Oii, menina adorei o blog.. to lendo todinho!!!! Amei esse post… estudei artes plasticas aki no rio durante um tempo, tranquei…mas enfim, as vezes a gente acha que vai encontrar uma coisa, quando chega eh outra totalmente diferente… Queria ir a exposiçao pra dar uma olhada no produto final! Enfim… se eu for, t falo como foi! Amei o blog e vou colocar nos meus favoritosd..
    bjs

Deixe uma resposta

