Vício em ilustrações I

Volta e meia eu pego pinimba da moda. Nada me interessa, nem mesmo os temas mais amados, os sites, as revistas, as marcas, as imagens… perco o interesse por tudo e a paciência também. Parece que tudo cai na mesmice, na vazio, etc. Estava numa dessas fases quando a minha aula de ontem da pós me salvou (Expressões Gráficas em Moda). A professora, ótima, fez um passeio por tipos de desenhos de moda (ilustrações, desenhos técnicos, etc); e mostrou alguns ilustradores famosos e outros de agora, suas técnicas, etc.

Eu sempre gostei das ilustrações da época em que as técnicas fotográficas não eram o suficientemente boas para serem publicadas em revistas. Amo as capas ilustradas das Vogues e da Harpe’s das décadas de 20 e 30. Ontem pude conhecer e aprender mais sobre ilustradores atuais, que fazem trabalhos lindos e mais próximos das artes plásticas do que da moda pasteurizada que vemos no dia-a-dia. O clique foi tão forte que acho que até encontrei o tema para minha monografia.

Uma das artistas que vimos na aula foi a brasileira Fernanda Guedes. Vocês podem conferir o trabalho dela no site da galeria Magenta ou no blog que ela faz de sketchbook virtual. Adoro o traço dela e a riqueza de detalhes “fashion” dos desenhos. E as bonecas têm um olhar Capitu, reparem.

fernandaguedes01fernandaguedes02

A Galeria Magenta também representa outros ótimos ilustradores, como o Zé Otávio, da imagem abaixo. Ele faz um mix de técnicas e materiais que está bem em alta, segundo nossa professora da pós.

zeotavio

Este foi o primeiro post, tem tanta coisa linda que ficaria muito grande. Mas, para quem gosta de ilustrações também, uma boa fonte – nacional! – para encontrar artistas é o Cajon DeSastre. Eles têm uma categoria só pra elas.

Uma opinião sobre “Vício em ilustrações I”

  1. Mesmo fazendo facul de moda sinto que não consegui desenvolver traços bonitos, e mesmo um estilo pessoal de ilustração.
    Uma pena, porque trabalhos como esses me encantam, e me inspiram!
    Bjs

Deixe uma resposta

