Pensamentos rapidinhos do dia

Hoje, a coluna Última Moda da Folha (Alcino mestre) entrevistou o diretor criativo da Lacoste, Christophe Lemaire. Queria partilhar duas perguntas da entrevista (ótima e grandona, página inteira), para refletirmos o atual contexto do consumo e o sistema da moda. Citando a Folha:

“Como vê a moda, hoje?

Lemaire – O que sempre me irrita na moda é esta espécie de histeria, de condicionamento midiático e comercial que consiste em dizer que você deve mudar suas roupas em todas as estações, que precisa ter sempre alguma coisa dita nova. Acho que a elegância não tem nada a ver com isso. Aliás, prefiro o estilo à moda.

Qual a diferença?

Lemaire – A moda hoje não tem nada a ver com sensibilidade, mas com a informação. As pessoas acreditam que ter informação é ter poder. Não é muito complicado passar o seu tempo vendo blogs, lendo a imprensa, mas penso que é inútil. Para mim, bom e enriquecedor é aprender a me conhecer, descobrir meu corpo, qual é a minha personalidade, quais são os meus valores. A moda faz parte da cultura, no sentido forte do termo. Decidir o que quero ler e comer, como eu quero viver e me vestir – para mim, tudo isso faz parte da mesma coisa. Essa ideia de que estar na moda é comprar guarda-roupa novo a cada temporada nunca me interessou.”

lacosteads1lacosteads2lacosteads3                    Campanhas pulantes da Lacoste

“Pode parecer paradoxal” um estilista de uma marca imensa como a Lacoste ter esta opinião, assim como eu, jornalista e blogueira, querer refletir porque, de certa forma concordo com ele. Mas, a reflexão fica para o próximo post porque preciso de embasamento teórico, aguardem!

Uma opinião sobre “Pensamentos rapidinhos do dia”

  1. “Para mim, bom e enriquecedor é aprender a me conhecer, descobrir meu corpo, qual é a minha personalidade, quais são os meus valores.” . . .
    “Decidir o que quero ler e comer, como eu quero viver e me vestir – para mim, tudo isso faz parte da mesma coisa.”

    gostei! assim memso, sem embasamento teorico!

    saravah!

Deixe uma resposta

