Somenthing in their style that shows me

Estou aproveitando a onda Beatlemaníaca que acometeu 2009: CD’s remasterizados, Beatles Rockband, muitas revistas especiais nas bancas. Fiquei encucada: por que essa febre repentina? Daí me lembrei que, na verdade, o fim da maior banda de todos os tempos está fazendo 40 anos!

Comprei a Rolling Stone e a Bravo! Especial dos Beatles. Esta última tem fotos que eu nunca tinha visto, muito legais e por isso fiz o post, para partilhar algumas com vocês. Na revista, também li uma matéria sobre a influência do quarteto sobre a cultura da época, principalmente na moda e na indústria do consumo.

Os Beatles não foram inventores de nada em moda. Eles apenas adotavam logo o estilo que as vanguardas da época adotavam e, com seu poder de influência no mundo todo, disseminavam entre seus fãs. Mesmo quando eram vestidos pelo empresário, já eram bem diferentes dos rapazes da época. Os cabelos, ao contrário do corte militar da época, eram cheios, com franjões. Por eles e por outros ícones da época, como a Twiggy, os cabelos lisos viraram obrigatórios (quem aí não tem um parente que passava à ferro?).

Ao longo dos anos, a música foi se tornando mais experimental, psicodélica, e o estilo de se vestir também. A influência da cultura indiana também fez parte do figurino do fab4. Interessante perceber como eles entraram na onda hippie de androgenia, da roupa unissex: muita estampa floral, roupa rosa, lenços, casacos de pele aparentemente femininos.

Reparem vocês mesmos destas fotos da Bravo e outras que guardo no meu computador:

beatles early

Foto acima: no início do início, ainda sem o Ringo e com influência no estilo dos jovens rebeldes americanos: couro e topetes

bealtes comecinho

beatlescapabravo

beatles_60

roupas beatles

beatles india 02

beatles-sgt-pepper-band-pic

beatles 01

beatles-the-tittenhurst-park-4900258

beatles rooftop

(Reparem que no show do telhado da Apple, John e George estavam de All Star!)

7 opiniões sobre “Somenthing in their style that shows me”

  1. Oi Márcia, todos sumidos, não é mesmo?

    Sou super hiper yabadabafã dos Beatles, apaixnada mesmo, mas perdi essa Bravo! que já vi que é de outubro. Mas vou tentar achar na Cultura!!!

    Beijos e não suma. Saudades das suas “viagens” com conteúdo bacana!!!

  2. Hello Amiga!
    saudades de voces já hahaha
    amiga, comecei a postar no blog,
    mas ainda nao sei muito o que escrever..
    hsuahsuah acho que vou colocando um monstrinho por dia..
    beijos querida!

  3. Parabéns Marcia,
    Seu pai tem razão.
    Já tinha seu blog anexado aos meus favoritos e lia de vez em quando.
    Hoje, cedo ainda para ler alguma coisa, me peguei lendo vários dos seus posts antigos.
    Você é uma jornalistazinha de futuro.
    Escreve melhor e com mais embasamento que muita gente que se acha grande.
    Tomara que o jornalismo de moda veja esta tendência e abra as portas para jornalistas como você.
    Talvez eu tenha um pequeno espaço para suas reflexões no meu próximo trabalho. Tá afins?
    Escreva para o meu e-mail.
    bjs
    E se quiser anexar o meu blog de imagens ao seu, ficaria muito orgulhosa.

  4. Uma vez ví um filme sobre os Beatles e num certo momento ele mostrava como os “garotos” (chamar eles de “garotos” é tão estranho quanto tratar Deus como “você”)adotaram o cabelo moptop. Não lembro direito hoje em dia, mas acho foi quando eles passaram uma temporada em um outro país e esse cabelo era febre entre os “intelectuais”. Daí a namoradinha de um deles fez o corte e também influenciou pra que eles usassem cardigãs pretinhos de gola rulê. Algo entre a primeira e a segunda foto… Bem, não tenho certeza disso que tô contando.

    Engraçado que quando eu era criança esse tipo de cabelo me lembrava pessoas “do mundo da arte”. Esse post deu vontade de rever um dvd deles que tenho aqui… =]

Deixe um comentário

