Do que os homens (não) gostam

Nós mulheres, às vezes, temos impressão de que os homens só gostam de mulher explorando o máximo os arquétipos de feminilidade na hora de se vestir. Roupas que destacam os peitos, cintura, quadril e as pernas são as consideradas legais. Se for menina pra namorar, tem que fazer tudo isso de maneira comportada (paradoxal). Tipo a Sandy. Se for pra pegar só, pode fazer o estilo Geisy (e ainda assim, em pleno século XXI, acham que isso é coisa de “mulher da vida”).

Graças à Deus que existem rapazes com senso estético e gostos BEM desenvolvidos e sabem que mulher não precisa ser bonita e interessante através da exposição do seu corpo e por isso entendem e gostam de uma roupa legal, mesmo que esta esconda as formas ao invés de revelá-las. Afinal, se o cara for legal, ela vai mostrar todas as formas de um jeito bem mais simples, né não? Tipo, tirando a roupa?

Mas, a impressão que nós temos é que a roupa com elementos exclusivamente femininos está arraigada de maneira muito forte na nossa cultura e talvez eles nem tenham a consciência do pensamento um tanto primitivo – a meu ver – sobre o estilo da mulher.

No entanto, seria muita idiotice da minha parte dizer que a gente não deve ligar pra isso, porque a gente liga sim! E acho válido, realmente acredito que certas roupas enfeiam, mas o legal é fazer da roupa uma forma de se sentir bem e segura, e as mulheres mais incríveis se sentem seguras de qualquer jeito. E por isso ficam mais bonitas – e, como vocês verão, se a mulher for bonita, eles nem se importam se ela está de terno e gravata ou de saia de babados.

Como eu adoro a seção “Coisas de Macho” do site Coisas de Diva, resolvi fazer uma brincadeira no estilo. Escolhi fotos em sites de moda de rua (depois eu me liguei que os looks estavam muito europeus), todas as moças com algo de masculino na roupa (tênis, sapato, camisa larga, algo que não fosse obviamente feminino). Chamei três amigos homens e héteros para comentarem: um produtor cultural (é isso?), um estudante de Medicina e um estudante de Engenharia da Computação. Vamos ver o que dizem os machos?

Produtor: (Obs.: da Márcia – ele me chamou a atenção de que estava tudo muito europeu, e tem razão! Desculpa gente, da próxima vez eu tento ser mais condizente com a nossa realidade!!!) Roupinha de campo na cidade, não acho que combine. Se alguém andar de sunga no centro da cidade vai ganhar uma geysada. Cada roupa no seu lugar.
Est. de Medicina: Não gostei, principalmente por achar macacão brega. A bainha da calça é curta (pescando siri, haha). A bolsa é bacana, o único item interessante. Achei que o All Star não combinou com o resto do look.
Est. de Engenharia: O que reparei primeiro foram as tattoos. Gostei. Completemente desconexas e sem planejamento, revela um pouco do perfil psicológico. Entretanto… a indumentária… wtf? Tipo, deu pra entender onde ela se inspirou e talz e o que ela quer passar (talvez) com isso mas… ahn… tem gente confundindo estilo com outra coisa, e eu ainda não sei o que é.

Produtor: Daquelas roupas bizarras da Europa que você estranha até passarem uns cinco dias de viagem. Depois fica tudo normal mas que é bizarrinho, é.
Est. de Medicina: De uma maneira geral eu não gostei, principalmente por causa da meia e do sapato, que não achei legais. Mas o óculos e a cor do batom são ótimos!
Est. de Engenharia: Deixa eu adivinhar: anos 80? Alguém tem orgulho de alguma coisa, qualquer coisa, que tenha sido feita nos anos 80? By the way… procure por Sarah Connor em Terminator 1. Gostei da meia-calça (?) e do vestido (?) ou camiseta, mas o casaco?

Produtor: Tranquilo, meio riponga. Mas não entendo esses cortes que desvalorizam o corpo. Tipo, ela pode ter o maior peitão mas, nessa roupa, não dá pra ver.
Est. de Medicina: Aaai, não gostei de nada ! Parece uma blusa indiana + uma anágua de lingerie + um tênis surrado. Ficou péssimo.
Est. de Engenharia: NYC standard. Gosto de saias. Saias com transparência são melhores. O tênis ficou legal, casual? Entretanto nada de mais.

Produtor: Ok… Mas sempre tem que ter aquele detalhe bizarro-europeu. A roupa estava ok mas aí tinha que dar aquele toque pessoal com o tênis maluquinho combinando com a camisa.
Est. de Medicina: O look é bom, só o tênis que talvez eu trocaria. Básico médio, hahahha.
Est. de Engenharia: Hahaha. Junkie! Parece alguma gurias da Sociais da Unicamp.

Produtor: Uniforme de escola, beleza. E essa menina, com esse rosto, pode se vestir de mendiga que vai ser legal também.
Est. de Medicina: É um look bem masculino, mas bonito. Com certeza em um homem ficaria melhor, mas gostei. Ainda assim prefiro o look em um homem.
Est. de Engenharia: Universitária inglesa com ressaca? Gostei! Apesar da calça ser meio estranha. Parece serum modelo muito antigo, de uma criança que foi criança antes dela ser criança. E a idéia do sapato era só pra mostrar as meias, né?

Produtor: Aquela calça que não dá pra entender, né? Aquela sem fundilho, que loucura. Quero ver alguém usar isso daqui a uns dois anos.
Est. de Medicina: Nãão, calça saruel ninguém merece ! Usar a calça da mesma cor da blusa me passa uma idéia de “trainning” de moleton dos anos 80, hahaha. Assim, a blusa + jaqueta + bolsa ficaram ótimos. Acho que se colocassem uma calça jeans ficaria perfeito.
Est. de Engenharia: Estava tentando descobrir qual era o filme de ballet que tinha uma guria com essa roupa. Achei que era a Jennifer Lopez, mas não era. Entretanto eu gostei. Aparentemente confortável e esconde/deixa aparecer as formas do corpo, além de dar a entender que ela faz dança ou algum esporte com dedicação.

Agora, um adendo do meu amigo, o produtor, que achei engraçado para finalizar: “É uma droga ficar falando mal, parece Ronaldo Ésper”.

Bom, no fim da brincadeira, cheguei a algumas conclusões:

– Se você for bem bonita, pode usar quase qualquer coisa. Se você for mais ou menos, finja normalidade, pelo menos na frente do pretê;
-Mesmo fazendo algumas adaptações em determinadas ocasiões, o legal, o inteligente e o mentalmente saudável é manter sua personalidade e seu conforto na hora de vestir para o pretê. A não ser que você não seja dotada do primeiro elemento, hahahaha!

E obrigada aos amigos que responderam!

11 opiniões sobre “Do que os homens (não) gostam”

  1. hahaha… Muito legal o post!
    Meu irmão mais velho detesta a forma como me visto, vive dizendo que vou me arrepender das minhas fotos daqui a uns anos. Já meu namorado adoooora, meus ex professores de Design de Moda sempre me elogiam e meu pai me acha esquisita.
    Sou do tipo que acredita que a beleza ta nos olhos de quem a vê. Mas, claro que se você se veste de uma forma que te faça se sentir bonita e confiante vai chamar muito mais atenção.🙂

  2. Huahsuahsuashuahs adorei. A conclusão que eu cheguei foi a de que, pros homens, expressão individual nas roupas não dá certo e que as roupas dessas meninas já possibilitam um pré-julgamento (que pode até ser errado).

  3. uahauausiasahausuas e eu concluí que se vc realmente não for bonita vc tem que apelar pelo sexy mesmo! Eu achei o look da “loira colegial” o mais masculino, mas como eles a acharam bonita ela rendeu mais elogio! tsc tsc
    homens viu!

  4. Má, não tinha te falado que foi o Lula que me indicou esse livro, e ao vivo ainda, rs…? Mas ainda não abri meu pacote, foi o meu autopresente de natal… rs, só demorou 1 mês para chegar lá do estrangeiro, rsss

    Beijão

  5. kkkkkkk, homens são simples, né? acho bom o truque de dress down quando é para sair com o pretê. homem bom tá difícil, não vamos exigir que entendam de moda, hahaha.

  6. Adorei o post!!
    E é mais ou menos o que as meninas tão falando
    “se for bonitona pode usar qualquer coisa”
    e concordo o comentário de que “homem tá dificil,não vamos exigir que eles entendam de moda”rsrsrs

    Acho que tenho um jeito bem meu de me vestir(quando tem algum ‘evento’ diferente e tal…)
    meus irmãos riem de mim e inventam apelidos
    meus amigos também…
    não ligo muito pra eles

Deixe uma resposta

