Esquentando os tamborins

O Pierrot apaixonado que vivia só cantando
Por causa de uma Colombina, acabou chorando, acabou chorando

Começo este post citando essa marchinha do Noel Rosa para entrar no ritmo do Carnaval, minha festa preferida NO MUNDO! Já é de praxe, na história deste humilde blog, fazer posts carnavalescos como o do ano passado, onde contei o processo de feitura das minhas fantasias. Por isso hoje vou contar a historinha da minha fantasia de Colombina, que fiz ontem à noite (super vida social agitada, sabem como é).

Desde pequena, morro de vontade de me fantasiar de Colombina. Depois da baiana no estilo Carmen Miranda, é a figura feminina mais carnavalesca, eu acho. E sua imagem mais clássica vem lááá do carnaval de Veneza: o preto e o branco, pompons, losangos, e o estilo da roupa de mulheres de classes mais baixas do século XV, mas com elementos teatrais como a máscara. A ideia que eu tinha era como esta ilustração fofíssima da Jana Magalhães:

A Colombina veio da Commedia dell’arte, estilo popular de se fazer teatro que nasceu na Itália no século XV e foi tomando força ao longo dos séculos seguintes e  em outros países da Europa, como a França. Os artistas se apresentavam na rua e o estilo era burlesco, festivo – bem diferente das peças eruditas dos teatros oficiais. A Colombina era uma mocinha espevitada que se apaixona pelo Arlequim (que na verdade é um safado bon vivant) e quebra o coração do pobre Pierrot, um artista sensível e que não consegue conquistá-la. Esse triângulo amoroso povoa o imaginário coletivo (inclusive a arte de se apaixonar pelo cara mais mané perdura até os dias atuais) e já ganhou inúmeras músicas, como esta do Noel e até a do Los Hermanos (que os fãs pediam insistentemente a cada show e eram ignorados pela banda em 80% do tempo hahahah).

Outras imagens que me serviram de inspiração:

Bom, voltando à minha fantasia, eu não queria comprar nem gastar muito dinheiro com ela. Afinal, são 4 dias de Carnaval e cada um é um tema, portanto ainda teria mais 3 fantasias para arranjar. Um dia, saí do trabalho e passei no brechó Varal do Beco, na Cardeal Arcoverde (SP). Nunca tinha ido e pirei lá dentro, fiquei horas dando trabalho pra coitada da vendedora. Mas acabei achando uma saia linda, com um tecido brilhoso que não sei o que é, uma espécie de cetim – só que áspero, com “textura” – e com um forro de tule. Bem rodada. Perfeita pra essa e pra qualquer outra fantasia mais meninota.

Cheguei em casa, revirei o armário e achei uma blusa de malha que não usava faz tempo, branca e com o decote canoa bem grande, caindo nos ombros. Perfeita também. Com uma meia arastão e uma sapatilha preta: pronto! Faltavam os adereços para dar a cara de Colombina. Fui na 25 e comprei um cordão de pompons, como se fosse um boá e alguns pompons avulsos rosa neon. E também uma fita de cetim preta de uns 5cm de largura pra fazer o adereço de cabeça.

Fiquei na dúvida se colava ou costurava os pompons na blusa e na fita. Ontem, depois de algumas experiências, achei melhor costurar. Não sou um grande talento com agulhas e linhas, mas até que deu certo. Só falta costurar os pompons na sapatilha. Vejam os resultados:

Atualizado! Foto da saia (amadora total feelings)

E aviso de praga: quem copiar vai torcer o pé pulando carnaval, hein? =)

8 opiniões sobre “Esquentando os tamborins”

  1. Adorei esse post! Eu tenho uma foto minha pequenininha (3 aninhos hahaha) com fantasia de Colombina, adoro essas musiquinhas q falam dela e do Pierrot. Só q pra mim o carnaval é a única oportunidade q tenho pra usar coisas muito bizarras, então não sei se tenho coragem de ‘desperdiçar’ assim vestida de preto e branco, mas eu acho mt lindo!

  2. marcia, vc vai arrasar nos bloquinhos!
    amei a sua fantasia!

    vamos pular juntas o carnaval!🙂🙂🙂

    beijos

Deixe uma resposta

