I just wanna be a woman

Na minha lista imensa de filmes essenciais para minha pessoa, figura com grande destaque Beleza Roubada, do Bernardo Bertolucci. Não só pela trilha sonora maravilhosa, que inclui o hino “Glory Box” do Portishead, que ele mereceu essa honraria. Me encantam a história de transformação e conflitos da juventude, mostrados com extrema beleza e sutileza pelo diretor; os personagens e atores incríveis; o cenário deslumbrante. E, como não poderia de ser, o figurino (assinado por Louise Stjernsward, segundo o Imdb, a mesma figurinista de Os Sonhadores, também do Bertolucci).

Lembro que quando eu era novinha e vi o filme pela primeira vez (escondida, diga-se de passagem), achei estranho o vestido que Lucy, a personagem de Liv Tyler, usa na festa principal da história. Meio comprido, cheio de babados e com um penteado de “velha”. Mas hoje, acho o vestido lindo, tudo a ver com o rito de passagem da personagem e sua leveza. Analisando com os olhos de 2010 o figurino de 1996 (ano do filme), vejo que muita coisa está voltando nesse revival dos 90.

Uma das coisas mais legais na moda dessa época e que está sendo resgatada, é o contraste dos vestidos leves e florais com os elementos grunge (jeans surrados, largos, coturnos, camisões masculinos xadrez). A figurinista do filme usa esses contrastes para Lucy – porque eles também estão no seu conflito de personalidade e iniciação sexual. Uma cena que gosto muito e que demonstra isso é aquela em que Lucy canta uma música da Courtney Love: 

O vídeo está em italiano, hehe sorry

E pra quem ainda não viu esse filme, um aperitivo (e CORRAO pra locadora!):

4 opiniões sobre “I just wanna be a woman”

  1. o filme é uma delícia e vale até um repeteco porque filme bom a gente assiste quantas vezes for preciso.
    (só não aguento mais ver tanta estampa liberty por aí.)

  2. Em amo este filme! Também o vi pela primeira vez em meados dos anos 90….mas só o compreendi de verdade depois de revê-lo dos anos 2000. Este filme é de uma delicadeza tão grande. Impossível não se apaixonar pela Lucy, pelo Alex e pela Toscana!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s