Biblioteca: O Espírito das Roupas

Inaugurando uma novidadinha na seção Biblioteca, convidei a jornalista Laura Artigas, dona do blog Moda pra Ler (um dos meus preferidos desde antes de criar o Bainha), para escolher um livro de moda ou de alguma área afim que tenha sido importante para a sua formação.

A escolha de Laura foi O Espírito das Roupas, de Gilda Mello e Souza. E olhem que legal – ele foi escrito em 1950! A autora quis fugir um pouco do pensamento acadêmico e analisou a moda e indumentária do século XIX com ajuda também dos relatos de romancistas, pintores e fotografias da época. Para Laura:

Eu considero que o livro “O Espirito das Roupas” foi muito importante na minha formação como jornalista de moda porque me fez ver pela primeira vez que Moda é sim um assunto muito sério e fundamental na hora de contar a história e os costumes de um povo, ou de uma época. A autora em questão é a esposa é uma grande intelectual e uma mulher que ousou falar de moda em sua tese de doutorado em 1947. No livro 46 livros de moda que você não pode deixar de ler eu fiz um textinho sobre a influência que esse livro teve sobre mim. Aliás, esse é outro livro que eu recomendo para quem quer começar a se aventurar na literatura fashion.

Título: O Espírito das Rouas
Autor: Gilda de Mello e Souza
Editora: Cia. das Letras

4 opiniões sobre “Biblioteca: O Espírito das Roupas”

  1. Olá, na verdade já venho acompanhando seu blog há algum tempo, mas hoje fiquei muito feliz com o post. Sou advogada e professora universitária em Direito e minha dissertação (estou escrevendo) será sobre sobre a moda como direito da personalidade, algo sobre como a personalidade se manifesta através do vestuário e costumes e até que ponto é um direito que pode ser manifestado livremente (ainda não resolvi o nome efetivamente). Sou absolutamente ignorante no que diz respeito a moda, embora ame e pretenda cursar assim que concluir a dissertação. Comprei alguns livros, como História do Vestuário, de Carl Köhler; O Império do Efêmero – A moda e seu destino nas sociedades modernas, de Gilles Lipovetsky; Moda também é Texto, de Sandra Ramalho e Oliveira e Moda: Uma Filosofia, de L. Svendsen. Adorei a dica de hoje. Se puder me ajudar com dicas bacanas como essa, agradeço e proteto um agradecimento especial na dissertação =)

    1. Olá Marcela,

      legal!
      acho que pro seu tema, seria legal também ler A Linguagem das Roupas, de Alison Lurie; A Moda e Seu Papel Social, de Diane Crane; e Moda e Comunicação, de Malcolm Barnard.

      espero que ajude! boa sorte!

      bjs

  2. Oi Márcia,

    Adoro essa tag do seu blog, inclusive comprei o livro “A roupa e a moda” pela sua indicação. Li parte do “O Espírito das Roupas” quando fia minha monografia na faculadade sobre modelagem infantil e, como a literaratura sobre o tema é escassa, para não dizer inexistente acabai lendo um pouco do O Espírito das Roupas. Não consegui concluir o pouco que li! Achei super massante, pouco motivadora.😦
    Fica minha sugestão para a tag do blog, caso você conheça algo que fale especificamente sobre moda/ indumentária/ modelagem infantil eu gostaria muito de saber. Adoro o tema.

    bjs

Deixe uma resposta

