A woman left lonely

Apesar de estar de “férias”, deixei passar os 40 anos da morte de Janis Joplin, completados agora dia 04. Mais por esquecimento do que por descaso, porque eu AMO de paixão. Faz parte das minhas top divas cantoras que traduzem nossos sentimentos (principalmente os de solidão, cá entre nós).

Mas, mesmo que dois dias atrasada, vamos falar de Janis, que mesmo com sua passagem rápida entre nós, encurtada pelo uso destrutivo de álcool e drogas, marcou a cultura ocidental – na música e – por que não? – na moda.

Sim, ela cantava rock, mas era em um dos “pais” do ritmo que ela brilhava mais – o blues. A voz rasgada maravilhosa e sem comparativos combinava com sua interpretação e letras intensas (pra ouvir se rasgando também). Refletiam a figura da mulher independente (“Don’t you know that you’re nothing more than one night stand?”) que começava a ganhar força na época de revolução de costumes, mas que se sente sozinha (“She’ll do crazy things on lonely occasions“). Aliás, muuuuuitas músicas delas, apesar da liberdade pregada na época, fala da busca de um cara legal para aplacar a solidão, como as maravilhosas One Good Man, I Need a Man to Love e Me and Bobby McGee. Não é curiosa essa (nossa) contradição?

Na História da Moda (ou melhor dizendo, indumentária?), Janis também virou referência para seu período e quando o assunto é o movimento hippie. Nas imagens que ficaram documentadas, vemos a cantora com muitas peças típicas da época e dessa cultura flower Power como batas; microvestidos; calças coloridas de boca de sino; coletes de crochê ou de paetê; muito veludo molhado e tie dye; muitas referências folks (meio escandinavas como as peças de pele) e orientais. Uma de suas marcas registradas eram as milhares pulseiras nos braços, os óculos imensos e redondos e os boás de penas no cabelo.

Garimpei algumas fotos nesse Google de meu Deus, pra gente se inspirar:

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s