As musas do verão de Galliano

As musas do verão de Galliano Acho que fico até chata na minha caça a referências em desfiles, mas fazer o que, é um hobby!

Mas até que no desfile para a Dior nesta temporada de Paris que acabou de acabar, John Galliano facilitou minha vida (ou deixou a brincadeira mais sem graça, hehe). Na passarela, as modelos seguiam com styling que lembrava a atriz burlesca Bettie Page e outras imagens de pin ups das décadas de 40 e 50, principalmente no estilo do cabelo o famoso “Bettie Page hairdo”.

E a Bettie original (e única):

Também podemos identificar outras referências da época com o estilo navy vindo das praias voltadas para o Pacífico e com apelo da cultura jovem dos anos 50. Me lembrou também fotos que vi do filme Feitiço Haviano, com Elvis Presley (nunca vi o filme):

 

Segundo Suzy Menkes, uma das inspirações de Galliano foi o ator Marlon Brando (Deus!) no filme Sindicato de Ladrões “On The Waterfront” (1954) – mas querem saber? Não consegui entender o porquê (talvez porque nunca tenha visto o filme né? hehe).

Já no desfile da própria marca, a inspiração de Galliano foi a atriz Maria Lani, que viveu nos anos de maior efervescência cultural em Paris (a década de 20). Como a coleção em si não me deu grandes informações sobre ela (mas foi bem ao gosto do estilista, bem teatral e com referências à moda da época, que já foi tão recorrente no seu trabalho), fui buscar como deu (na incerteza do Google).

Maria posou para grandes nomes das artes como Matisse e Chagall e tantos outros. Num dos resultados do nosso pai de todos pós-moderno, tinha uma história que não sei se é verdadeira, mas achei divertida. Maria pediu para tais artistas, amigos seus, para retratarem ela porque faria um filme de terror em que obras de arte tomariam vida, etc; Com os retratos prontos, no entanto, parece que o filme acabou não saindo (ou não sairia, mesmo). Achei esse link legal, uma matéria da revista Life de 1945 sobre ela, clica aí!

Fotos de desfiles: Style.com

2 opiniões sobre “As musas do verão de Galliano”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s