Navegar (e estudar moda) é preciso!

Estudar fora é uma experiência não só muito valorizada pelo mercado de trabalho, mas também uma super oportunidade cultural (quer dizer, eu imagino, porque eu mesma nunca fui – ainda! Hehe). Para algumas profissões, pode ser a única oportunidade de se especializar em determinadas áreas que, ou não são contempladas pelo nosso “vasto” mundo acadêmico, ou os cursos nacionais não são dos melhores.

A moda é uma dessas áreas – embora nossas faculdades se equivalem aos níveis internacionais na parte do design – ainda existem pouquíssimos cursos, principalmente de pós-graduação, no Brasil. Por isso que tanta gente, mesmo que não esbanje dinheiro, junta uma graninha e sai para estudar moda lá fora (em cursos interdisciplinares, principalmente), nem que seja por uma semaninha.

As universidades do grupo da University of The Arts London são referências mundiais em Moda, Design, Arte e Comunicação e, por isso, são muito procuradas por brasileiros também. Em moda, as mais conhecidas são a Central Saint Martins (focada mais em criação e formadora de nomes como McQueen e Stella McCartney) e a London College of Fashion (mais focada em estudos da moda para o mercado – comunicação, marketing, varejo, etc).

Mas a University of the Arts tem outras escolas bem conceituadas, focadas em outros campos também. Eles têm representantes em diversos países e, no Brasil, o escritório que os representa fica em São Paulo, o Language Partners. Eles orientam e organizam as viagens dos alunos brasileiros interessados em estudar em alguma das faculdades de lá.

Para conhecer melhor as escolas, eles promovem workshops em São Paulo e Rio agora em novembro. Além das informações, uma vez por ano (também agora em novembro) algum professor vem ao Brasil para pré-selecionar e orientar os candidatos. Eu mesma já participei de um processo seletivo para a London College of Fashion e foi bem legal – mas fatores econômicos (leia-se a crise mundial que fez a bolsa Chevening ser cancelada este ano, voltando só no próximo) me fizeram desistir da pós que eu queria fazer lá.

Além dos cursos de graduação e pós, as faculdades oferecem diversos níveis de aulas, com assuntos que parecem infinitos. Os short courses têm preços bem camaradas (uma média de 400 libras). O jornalista Glauco Sabino, do Descolex, está em Londres e contou aqui neste post sobre um desses short courses que fez na Saint Martins. Ele também escreveu este guia para o IG com outras faculdades e cursos na Inglaterra. Agora em dezembro, a CSM abre várias turmas como a de Fashion and Textile Forecasting, Art Direction, entre outros (e nas outras faculdades também).

Quem tiver um pouquinho mais de din din, existe também o programa de Study Abroad, cursos intensivos e de níveis acadêmicos; e também o English Plus, que mistura aulas de inglês com algum prático da área de interesse do estudante (English Plus Marketing & Communication, Accessory Design , Designing and Making 3D Art, Digital Graphic Design, Digital Photography, Fashion Business, Fashion Design, Fashion Styling, Film Making, Interior Design e Visual Merchandising).

Para ler mais sobre as universidades e cursos da University of Arts, o site geral é www.arts.ac.uk

E o contato com o Language Partners (para participar dos workshops e do processo de seletivo, é preciso agendar com eles) é www.languagepartners.co.uk ou pelo tel               (11) 5083-4653       .

2 opiniões sobre “Navegar (e estudar moda) é preciso!”

  1. Olá,

    Meu nome é Sabrina, e trabalho na Language Partners. Gostei muito do seu post, aliais, do seu blog. Enfim, estamos conversando com os interessados sobre o processo seletivo, teria problema se eu divulgasse esse seu texto, colocando um link pra ele em nossa página do facebook?
    Obrigada,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s