Londres: meu curso na Saint Martins

Bom, vamos ao que interessa, né? Vou contar o que fiz e como foi meu short course na Central Saint Martins.

O meu sonho mesmo era fazer um mestrado na London College of Fashion, mas como não fui agraciada com o dom da riqueza e a bolsa Chevening (do governo Britânico) foi suspensa este ano, acabei desistindo. Mas comecei a dar uma pesquisada nos short courses na London College e na Saint Martins (ambas são parte da University of the Arts, como expliquei brevemente aqui), e vi que valia à pena reunir o útil ao agradável: conhecer Londres, um sonho antigo, e aproveitar pra estudar.

Depois de muita dúvida e pesquisa, finalmente escolhi o de Fashion and Textile Forecasting na Saint Martins. A área de pesquisa de tendências sempre me interessou e me intrigou – como saem as coisas? Me parece uma mistura de teoria da conspiração com zeitgeist! Acho empolgante e intrigante. E mais, posso aplicar em duas grandes paixões minhas: pesquisar imagens que me inspiram e pensar em cores e suas coordenações.

Fui pra Londres uma semana antes do curso começar (sobre meus passeios, falo em outros posts), para conseguir ver tudo que planejava, já que durante a semana de aulas, seria quase impossível. Consegui! Mas a grande ansiedade era pelo início das aulas mesmo.

Chegando na CSM, a primeira surpresa foi ver que, dentro do prédio, essa super escola moderna e criativa é, na verdade, um prédio beeeem antigo. Eles estão de mudança para uma nova sede em King Cross, aliás.

A professora, Bridget Milles, é ótima! Uma figura interessante, que coordena as cores de seu visual todo dia e usa sempre grupos coordenados – muito inspirador! Nas apresentações da turma, surpresa: eu e mais três meninas completávamos o quórum de brasileiras da turma. Fashion is the new black in Brasil, I use to say. Mas também tinhamos duas americanas, duas suecas, duas chinesas, uma polonesa, uma francesa, uma venezuelana… gente do mundo todo! Ao longo da semana, fui descobrindo que eram meninas muito legais e cheias de ideias! Um grupo muito legal!

Bom, mas vamos ao conteúdo do curso. Se engana quem pensa que só uma semana (das 10h às 16h) é pouco. Aprendi muito mais que em muitos outros cursos maiores. Bridget é muito generosa em repassar seus conhecimentos – ao contrário de muitos professores consagrados no mercado. Fizemos exercícios de pesquisa externos, andamos pelo bairro da CSM, visitamos uma empresa que representa e vende as pesquisas de bureau, fizemos exercícios mais conceituais.

O que eu mais gostei foi um dos projetos individuais, trazer imagens que me inspiravam e criar, a partir delas, uma cartela de cores. Depois, no 2º projeto, usávamos essa cartela e imagens como contrapartida para pensar num tema para tendências do verão 2012. Gostei muito da pesquisa que eu fiz e nem achei tão viagem assim. Na verdade, ainda não pensei se conto o processo aqui – ando muito misteriosa ultimamente!

No fim, todas apresentamos nossos trabalhos e aprendi muito com as ideias das meninas. A experiência, como um todo, foi muito, muito, muito inspiradora pra mim e me mostrou – ainda mais – a importância da educação também como experiência de troca e partilha de conhecimentos com seus professores e colegas.

Algumas fotinhas pra ilustrar:


Foi engraçado que, no dia da apresentação do projeto, eu escolhi um vestido com as mesmas cores da castela, sem querer!

15 opiniões sobre “Londres: meu curso na Saint Martins”

  1. Oi, Marcia!
    Vou pra Londres no carnaval e gostaria muito de estudar durante os 10 dias que ficarei por lá.
    Procuro desesperadamente na pagina da CSMartins por um curso curtinho, mas nada!
    Você sabe se existem esses cursos de uma semana?
    Beijos e obrigada!

    1. Oi Flavia,

      acho que está procurando errado então, rs. Entre na parte dos Short Courses que tem inúmeras opções, tanto na Saint Martins, como na london college of fashion. tem la as opções de easter school e christmas school que, em geral, são cursos de 01 semana.

      boa sorte!
      abs

  2. Olá Márcia, achei você no blog de uma amiga (http://modafutebolearte.blogspot.com/) e quando li seu post , quase não acreditei, é examente o que eu estava procurando: saber de um curso de pós graduação em Londres! Tô até emocionada!!! Quem procura acha e sempre penso que as coisas aparecem no momento certo para nós. Prazer em te conhecer e obrigada pelas informações. Estarei sempre por aqui. Que 2011 seja um ano maravilho, repleto de realizações, muita paz, saúde e amor para todos nós. Grande abraço.

    TaTTi Marques
    http://modaartenavida.blogspot.com/
    http://tattimarques.wordpress.com/

    1. Oi Tatti,

      só pra corrigir, esse curso que eu fiz não é de pós-graduação, é um curso livre, um short course, ok? rs
      os cursos de pós lá são um pouco mais caros (brincadeira, são MUITO caros), mas se você puder pagar, boa sorte!!!!

      abs e boa sorte

      1. Oi Marcia,
        Despois entrei no site e descobri tudo, inclusive os preços! rs É um planejamento e tanto, quem sabe.
        Gostei muito dos posts de Londres principalmente daquele da Exposição de Moda e Identidade.
        Obrigada!
        TaTTi

  3. aiai, que saudade!!! que bom que deu tudo certo, Márcia!! os posts sobre o curso/viagem tão ótimos!

    bjos!

  4. Oi colega, nemlembro como achei seu blog,mas vim direto para a parte de moda e quando vi St Martins no nome eu pirei!
    Essa é a universidade dos meus sonhos desde que me conheço por gente! Várias pessoas importantes estudaram lá! (Só pra você não pensar na escola como ultima opção) E entre elas a Vivienne Westwood e o McQueen!
    Eu farei uma graduação lá se tudo der certo. Moro na Inglaterra então para mim é mais facil. Mas digo logo, não é tao facil assim nem para nós que vivemos aqui! Todos precisamos de portfolios e mais portfolios para chegar até lá e não é qualquer um MESMO que consegue a vaga. Fora que todas as bolsas de graduação e cursos preparatórios foram suspensos dentro da universidade (Se não estou errada)

  5. Guria, que bacana encontrar esse teu post!
    Embora eu já conhecesse teu blog, vim parar aqui de novo por causa do twitter da Carol (Althaller).
    Morei em Londres no ano passado e fiz esse mesmo curso, mas optei por fazer ele desmembrado, em 10 semanas. Bateu uma saudade e um aperto no peito ao ver essas tuas fotos…a sala bagunçada, repleta de imagens, linhas, tesouras…
    Muito legal ler as tuas impressões e ver de que forma a Bridget leva o curso durante do dia. No meu caso, acabou sendo muito mais “indoors”, em função de ser durante à noite. Mas a Bridget é demais mesmo, né? Eu ficava fascinada com a linguagem corporal dela, como toda essa parte visual -roupas, gestos, fala- se encaixa, hehe. Uma querida!

    Voltei para o Brasil na metade de dezembro e em janeiro já estava de muda para o Rio (sou gaúcha). Infelizmente, minha batalha por emprego continua um tanto árdua, mas a gente não desiste nunca, né? É sempre um pouquinho mais difícil começar a vida onde as pessoas não conhecem nosso trabalho.

    Quem sabe uma hora dessas a gente se cruza por aí e troca nossas experiências londrinas ao vivo!😉
    Beijos!

    1. Oi Julia, tudo bem?

      que legaaaal!!!! foi mesmo incrível aquele curso!

      tb acabei de voltar pro rio. passei 2 anos em SP em voltei agora. nao é fácil mesmo, embora estejamos em áreas diferentes (eu sou jornalista), mas gosto mtooo de morar aqui. boa sorte!!!

      bjs

  6. Boa tarde,

    Sou uma estudante aqui do Brasil, ainda estou no colegial e estou pensando na minha carreira. Me interesso muito por moda, design e tenho pesquisado sobre a Saint Martins e ouvido falar muito bem. Estou indo pra Londres agora em Julho e quero muito visitar la… Voce acha que eu consigo conhecer sem problemas?
    Mas indo direto ao assunto, gostaria do ponto de vista de quem esta nessa area. Sinto muita vontade de fazer moda, mas ingressar numa faculdade desse curso, mais tarde, poderá me fazer falta uma formação mais ampla. Pensei em fazer jornalismo, marketing,ou algo relacionado.. Realmente eu nao sei… O que voce acha ? Na sua opinião faze moda, mesmo numa faculdade como a St Martins me deixaria algo a faltar?

    Aguardo sua resposta,
    Grata

    Mariana Messina

  7. Nossa você fez exatamente o curso em que me increvi!! Como foi quanto à visto e documentaçao? Precisou de visto para fazer o short course? Estou com bastante medo!

    1. Oi Monique,

      não precisei de visto porque fiquei menos de 6 meses na Inglaterra. Na minha época era assim. Mas não sei como é agora, aconselho a se informar sobre isso

      boa viagem!

Deixe uma resposta

