Londres: Victoria & Albert Museum

Continuando a série de posts sobre meus dias em Londres, vou falar um pouco sobre os museus que visitei que tinham informações legais sobre design, moda e indumentária. O principal deles, ou o mais conhecido, é o Victoria & Albert Museum, “especializado” (se é que posso chamar assim) em arte decorativa. Mais do que obras de artes, seu foco é nas coisas do dia a dia de diversas civilizações e épocas.

Se design e moda são áreas de seu interesse (devem ser, se estão lendo aqui né, rs), reserve um bom tempo para visitá-lo, porque é imeeeenso! E não se esqueça de um analgésico depois porque eu mal conseguia mover as pernas. Ainda assim, acho bom pegar o mapa do museu e visitar o site antes (é maravilhoso! Link pra ele está no nome do museu no primeiro parágrafo), e determinar o que você gosta mais e ir primeiro a estas áreas. Eu, por exemplo, escolhi visitar com mais atenção as seguintes seções:

Materiais: Metal
O museu separa as peças de diversas maneiras, uma delas por materiais. Como amo grades e coisas trabalhadas em ferro, gastei um bom tempo nessa parte, fotografando. Uma das minhas tatuagens foi inspirada em trabalhos em ferro no estilo art nouveau, só pra ilustrar a paixão, hehe.

 

China
Gostei dos materiais da China no início do Século XX, antes da revolução comunista. Me lembrou o glamour das mulheres dos filmes de Wong Kar Wai (Amor à flor da Pele, 2046, entre outros). Também tem alguns quimonos muito bonitos, com trabalhos bordados impressionantes (por falar em quimonos, o British Museum também tem um lindo acervo, chinês e japonês).

Asia: Middle-East
Minha irmã me deu um guia de Londres que recomendava muito esta seção do V&A, então, lá fui eu! Coisas lindas de tapeçaria, tecidos e azulejos. Ótimo também para ver como a cultura portuguesa foi influenciada pela moura (arabescos lindos!).

Jóias e tecidos
Dentro da parte de moda, está o acervo de tecidos, que é maaaaravilhoso. Salas e salas de todos os tipos de tecidos (rendas de chorar), mas que, para não atrapalhar na delicada conservação, não poderia tirar foto. Mas vale à pena! O acervo de jóias também é lindo, completo e muito bem exposto. Eu fotografei as jóias em estilo art nouveau (amo, já falei?), até que uma guarda do museu me avisar que não poderia fotografar. Oops!

Teatro
Como estava traumatizada pela bronca da guarda das jóias, não fotografei esta seção, mas tem um acervo de figurinos de peças de teatro, óperas e shows muuuuuuuuuuuuuuuuuito legal. Muito legal mesmo! Também tem muitos cartazes e materiais de divulgação incríveis, para quem gosta de design impresso. Outra parte legal são réplicas em miniatura de cenários de grandes espetáculos.

Europa
Como comentei antes, os acervos europeus (e ingleses, principalmente), são divididos em eras. Gostei mais das “Séc. 15 e 16”, e “Séc. 17 e 18” (quase certa que são essas as divisões feitas pelo museu, no site não confirma e eu perdi o mapa na bagunça da mala, rs). Tem objetos do dia-a-dia, reproduções de ambientes, e peças de uso pessoal como roupas, acessórios, underwear e produtos de beleza. Como esse vestido do Século 18:

Além disso, sempre ficam em cartaz exibições temporárias, mas algumas são pagas (e bem carinhas, pra quem tem que pagar 3 vezes mais, quando pensamos em converter para reais!). Outra coisa ótima do museu é a sua loja. Cuidado! É possível perder a noção do tal lance de moedas que comentei antes. Consegui me controlar e comprei apenas algumas lembranças pra família e um livro pra mim, sobre moda + art déco, da editora do próprio V&A. Mas dá pra checar o que tem lá na loja virtual.

3 opiniões sobre “Londres: Victoria & Albert Museum”

  1. Estou amando os posts de Londres! Esse museu é mesmo um sonho. QUando fui não entrei na área de metais. deve ser mesmo imperdível! Eu sou fã! Na minha casa só tem isso nas paredes!

Deixe uma resposta

