176336_10150107663447817_658637816_6330707_5132316_o

Carnaval: Mini guia de compras no Saara

Ok, eu tinha prometido neste post que contaria a historinha das minhas fantasias deste ano, mas resolvi ficar quieta para não copiarem minhas ideias – hahahaha. Tudo bem que eu não seria campeã na categoria Originalidade no concurso do Hotel Gloria, mas não quero encontrar nenhum clone nesse Carnaval de meu Deus.

Só um teaser – mas esse colete nem é meu. Hehehe

Então resolvi ajudar os perdidos e dar dicas de lojas para encontrar fantasias e adereços, ou materiais para criar suas próprias ou customizar. E o melhor lugar do Rio pra fazer isso é no Saara (ok, eu sei que é A Saara, mas só consigo falar O Saara). Para quem não sabe, Saara é uma região no centro do Rio com ruelas com lojas populares e tradicionais. Uma 25 de Março 5% mais calma. Mas só 5%. E 90% mais quente. Afinal, estamos no Rio.

Para ser bem sincera, este guia que vou fazer aqui é meio furada, meio vago… porque se tiverem pique de andar por lá, vão encontrar trocentas mil lojinhas com artigos de Carnaval, ainda mais nesta época. Também não estou sendo muito precisa, por algumas razões práticas. Primeiro porque não me deixaram fotografar nenhuma loja e fiquei com medo de fotografar na camufla com o celular e depois a máfia chinesa me levar para algum porão bizarro. Segundo porque quando eu pude ir ao Saara agora, fui fazer compras enlouquecidas para o Carnaval, e não consegui anotar o nome de tooodas as lojas que gostei. Mas dou mais ou menos a direção. O jornalismo que faço aqui não é informativo, é no esquema “dei a dica, agora se vira!”.

Mas chega de bla bla bla e vamos lá:

– Lojas Silmer – R. da Alfândega, 171: Loja de artigos para festas com muitas fantasias (muuuuitas de piriguete – apesar de que algumas biscates hipongas freqüentadoras de blocos de Santa Teresa costumam adotar esse estilo piri no Carnaval. Então, são populares em vários tipos de público hehehe). Os acessórios e elementos avulsos (aviamentos, penas, material para bijuteria) não são muuuuito caros, mas as fantasias (de adulto e infantil) têm preço bem salgadinho. É bem perto da saída da R. da Alfândega do Metrô.

– Casa Turuna – Av. Passos, 122: É uma verdadeira relíquia carioca, fundada em 1915. Tradicionalmente, uma loja de tecidos, mas tem aviamentos, penas (muitos tipos), fantasias de passistas, fantasias comuns, acessórios (muitos chapéus). Os preços são justos.

– Caçula – R. Buenos Aires, 253: Na verdade, este não é o único endereço, é uma rede com várias filiais no Rio, em outras cidades do estado, em Minas e Espírito Santo. Se você não tem uma costureira ou quer algo pronto, melhor não perder o tempo por lá porque não é o forte. Mas se quer achar tecidos ma-ra-vi-lho-sos e viajar na criatividade, lá você encontra absolutamente de tudo, de roupa de cama (pra que no Carnaval? Mas quis citar) à fivela de cinto. Como as escolas de samba encomendam material por lá, nessa época fica um pouco desfalcada. Também vá preparadíssimo para aguentar o mau humor e a má vontade dos vendedores. Os MAIS ANTIPÁTICOS do Rio de Janeiro. Surreal, fui de TPM e quase chorei na loja, hahahahahaha.

Quase apanhei dos vendedores da Caçula pra conseguir 1m desse tecido, mas UFA!, consegui comprar, sem nenhum hematoma!

– Casa Pinto – R. Buenos Aires, 224: Se não tem estômago para agüentar a grosseria e má vontade dos vendedores da Caçula, pode andar mais alguns passos e ir pra esta loja, outra tradicional casa de tecidos. Com vendedores antigos, que entendem o que vendem e muito simpáticos. PS.: O site deles tem um Glossário Têxtil, muuuito legal!!!!!!!!!!!

– Carla Super Festas – R. Golçalves Ledo, 70: Loja pequena, mas muy digna de artigos para festas. Agora em fevereiro, estava recheada de acessórios legais que não encontrei em outras lojinhas do Rio, mas tinha aos montes na 25 (não entendo porque os lojistas do Saara não trazem as mesmas coisas que os de SP. Comprar coisa pra Carnaval lá vale MUITO MAIS à pena, por incrível que pareça).

– Lojinhas perdidas que não anotei o endereço correto: Não peguei o endereço, mas compramos chapéus numa lojinha bem simples, mas equipada na R. Senhor dos Passos, quase na esquina com a Av. Passos. Tinha até capacetes da Penélope Charmosa. Quem achar também, boa sorte e enjoy! Hahahaha

Mais dicas, um oferecimento do Rodrigo Tassinari (mais detalhes nos comentários abaixo):

– Senhor dos Passos,  153: Segundo Rodrigo, uma loja muito bom com acessórios e fantasias. Provavelmente, é a mesma loja que citei acima, porque fui nesta com ele e meus outros amigos hahahaha.

– Maik Mik: Rede de lojas de produtos para festas espalhada pelo Saara, a melhor é na R. Regente Feijó (veja os detalhes no comentário dele abaixo)

– Outras lojas na Buenos Aires: veja os comentários dele abaixo – nem to com preguiça de escrever né? hahaha

E pra fechar, minha dica é terminar o dia na Confeitaria Colombo, que não é muito longe do Saara. Eu e meus amigos fomos, como comentei neste post, foi muito bom. Só pra deixar vocês com água na boca:

PS.: A Carla, do Modices, fez esse post com dicas de como se vestir para pular Carnaval no Rio, muito legal!

13 opiniões sobre “Carnaval: Mini guia de compras no Saara”

  1. Atesto a veracidade do relato acima e dou fé, Márcia!

    Permita-me pequenos complementos de outras lojas interessantes também, garimpadas ao longo dos anos.

    Senhor dos Passos 153 (esse é tanto o endereço quanto o nome da loja, aparentemente): loja apertada, porém tem MUITOS adereços, alguns que só se vê lá, à preços justos. Se comprar pra várias pessoas e pagar à vista rola um desconto. No segundo andar, vende fantasias completas prontas, para homems e piriguetes (as femininas são todas no estilo enfermeira-puta, aeromoça-puta, etc), mas são bem caras, tipo mais de 100 dilmas cada.

    Maik Mik: essa é uma rede de lojas, tem umas 5 espalhadas no Saara. A melhor é a que fica na Rua Regente Feijó, entre a Buenos Aires e Alfândega. A dona é igualzinha a sereia-bruxa da Pequena Sereia, mas é gente boníssima e se não tiver o que você quer, ela consegue para dali a alguns dias. Loja boa de adereços, fantasias completas mais simples (e baratas) e camisas em geral.

    Na Buenos Aires, perto da esquina com Regente Feijó (perto da Caçula, do outro lado da rua) tem uma loja que não lembro o nome que é só de plásticos. Dependendo da fantasia, pode vir a calhar.

    Também na Buenos Aires 313 (se não me engano) tem a Estrela Isopores (desde 1920 e blau!), que como o nome diz, é a campeã dos polipropilenos.

    Se precisares fazer transfer ou silk em peças de roupa, a boa é a Dimona. Tem uma na Rua da Alfândega 258 (ou 228, não lembro) e tem outra na Buenos Aires. É bem barato, tipo 12 reais uma folha A4.

    Certas fantasias podem usar parte ou tudo de uniformes de outras profissões, para isso a boa é na Rua da Alfândega, quase no final, perto do camelódromo da Uruguaiana. Tem umas 3 casas de uniformes lá, a Haddad é a mais famosa, mas a vizinha dela é bem boa também.

    1. ae pitttt, vou complementar o post!

      gente, rodrigo tem vasta experiência em procurar fantasias no Saara hahahaha

  2. Márcia, de onde é esse coletinho? Você sabe?
    Minha mãe viu enqaunto eu lia o post e ficou encantada!

    P.S. O blog tá uma delícia!🙂

  3. Márcia, de onde é esse coletinho? Você sabe?
    Minha mãe viu enquanto eu lia o post e ficou encantada!

    P.S. O blog tá uma delícia!🙂

  4. O carnaval está chegando e a camisinha já está na bagagem. Mas conte aí, alguma vez ela já ficou de fora dessa folia? Mande sua história para o Blog da Garota Esperta (blog.camisinhaeuvou.com.br) através do e-mail comunicacao@saude.gov.br e compartilhe a sua preocupação. Não é preciso se identificar, queremos apenas trocar experiência e incentivar o uso da camisinha.
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: http://www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

  5. Aaahh, que bacana!!!
    Já fui ao Rio várias vezes, mas nunca deu tempo de ir nesse Saara. Me disseram que tem coisas muito legais também pra casa – tipo aquelas molduras de quadro, pra comprar dar uma personalizada… Da próxima vez que eu for visitar meu cunhado eu vou tentar ir lá! *rs!!!
    Sabe se é aberto aos finais-de-semana?
    Um bjo!!!

    1. pois é, lá tem muita coisa boa e barata pra casa!
      fica aberto sim, a maioria das lojas até de tarde

  6. Mas não adianta, Saara é Saara, tem que entrar nas lojinhas. Véspera de Natal então é uma loucura! E ,por incrível que pareça, nunca fui na Colombo. Da próxima vez passo lah.

  7. Atesto com toda certeza que o “pior lugar do mundo no Saara” p/ se comprar é na Altero, ali do lado da Caçula. Mas como ninguém vende o que eles vendem vale super a pena aturar aquelas vendedoras de mau com a vida! kkkk
    Quem for a Casa Pinto pode procurar o Sr. Davi, vendedor gente boníssima! Um santo, conhece tecido como ninguém e tem uma paciência de Jó. Se estiver perdida procure por ele!

    bjs

  8. concordo com a questão mau-humor do pessoal da Caçula, o pessoal de lá parece que está fazendo um favor em atender o cliente. A casa Pinto, além do bom atendimento tem uma variedade imensa de tecidos, desde a chita até a renda mais sofisticada. Toda vez que vou lá fico maravilhada com os tecidos. E a Colombo, gente, não dá pra não ir. É um ponto tradicional e todos os dias tem visita de turistas que ficam encantados com o visual. Os doces e salgadinhos são deliciosos, mas a comida já foi melhor. Talvez por causa da alta rotatividade de funcionários. Outra casa boa é a cavé, esquina de Uruguaiana e Sete de Setembro. Estou com saudades do Rio que, apesar de tudo, continua lindo…
    Germana

    1. não sou tão fã da cavé porque é mto focada em doces portugueses, não curto mto. mas pra quem gosta…
      a caçula é uó, mas infelizmente ainda tem o preço melhor hahahaha
      bjs

Deixe uma resposta

