Exposição: Flávio de Carvalho no MAM Rio

Outra exposição que está em cartaz no Rio e que as pessoas que curtem moda e estão na cidade precisam ver é Flávio de Carvalho desveste a moda da cabeça aos pés, no Museu de Arte Moderna (MAM). Fui já tem um tempinho, mas como disse, não ando lá muito concentrada para conseguir escrever (o mercado imobiliário carioca está me sugando as energias).

Flávio de Carvalho foi um artista modernista que expressava suas ideias em diversas manifestações. Alguns críticos o consideram um dos nomes mais inovadores desse movimento que agitou a cultura brasileira, mas que não costuma ser um dos mais lembrados. Em 1956, Flávio criou um traje masculino que, segundo ele, era mais apropriado para o clima tropical. Para a surpresa da sociedade paulistana da época, o artista circulou pelas ruas usando uma blusa curta e um saiote:

Nesse mesmo ano, Flávio foi colunista do Diário de São Paulo, onde publicou os textos sobre moda que compõem a exposição. Suas palavras são ilustradas com imagens dos principais fotógrafos de moda atuando no Brasil desde a década de 80, como Bob Wolfenson, Jacques Dequeker, Marcio Simnch, Daniel Klajmic, Thelma Vilas Boas e Klaus Mitteldorf.

Foto de Klauss Mitteldorf

Foto de Jacques Dekequer

Um dos parangolés do Oiticica (se alguém souber o autor dessa foto, me avisa, por favor?)

Foto de Fábio Sarraf

Acho maravilhoso que um artista tão inovador e inteligente tenha se interessado por moda. Seu trabalho deveria ser mais exposto hoje em dia, por isso a iniciativa dos curadores da exposição e do MAM é muito louvável.

Pena que no dia em que visitei, estava bem cansada e não consegui me concentrar na leitura de alguns textos. Porque é legal ler com atenção e refletir vendo as fotos. Pelo menos, o museu fornece um livreto com os textos da exposição, mas não as fotos (não vi nem para venda, que pena!!!). Já reli tudo com mais atenção, foi para a biblioteca!

Só achei que os curadores poderiam ter incluído fotografias de outras décadas… Fiquei curiosa para saber mais também sobre a fotografia de moda brasileira no geral – quem sabe mais um tema de expo/pesquisa, hein?

Bom, quem se interessou, a mostra fica em cartaz até o dia 10 de abril, no Museu de Arte Moderna do Rio. Leia aqui o post que a Laura Artigas fez sobre a expo, bem legal também (peguei as imagens da expo no Flickr dela também).

Uma opinião sobre “Exposição: Flávio de Carvalho no MAM Rio”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s