Quotes will save the day

Uma das coisas que faz mover a troca de informações na Internet hoje em dia é o compartilhamento de imagens. Eu me perco (e perco bastante tempo, aliás) em meio a esse emaranhado de fotografias, ilustrações e afins, espalhadas feito pólem por links e mais links em tumblrs, flickrs, blogs, instagram.

Imagens de moda, de decoração, de festas de casamento, imagens bregas de mensagens de powerpoint e cartões de valentine’s, imagens de fotógrafos amadores e criativos, e… de frases e coisas que manifestam incômodos nossos ou extravasam nossas alegrias. Essa última categoria é o tema deste post.

Muitos “ilustradores de frases”, vamos chamá-los assim, fazem suas artezinhas em Moleskines – o que não é grande novidade no mundo da internet como meio de divulgar artistas. Mas não é o suporte que faz o elo entre esses “ilustradores de frases” que quero mostrar aqui. Não importa se o desenho e sua mensagem saem das páginas amareladinhas de cadernetas ou são feitas no Paint. O que me chama a atenção é a simplicidade do traço (em geral feitos em caneta preta só) e o teor das mensagens.

Insatisfações melancólicas a respeito dessa nossa vida pós-moderna doida, fragmentada e incoerente, reflexões sobre relacionamentos – e mensagens positivas, em contraponto a todas essas lamentações; mensagens engraçadas, com referências pop e da própria Internet.

Assim como uma música cuja letra diz exatamente o que você sente e queria dizer também, essas mensagens/imagens acabam nos conquistando. Pelo menos conquistam a mim. Também têm o mesmo efeito de camisetas legais, daquelas que você quer usar pra estampar no mundo o que você, mero mortal insignificante – mas Cult – acha de tudo. É ou não é? E não é o máximo?

Dentre todos os tipos de imagens que eu coleciono (tenho mais pastas com minha Iconografia do que fotos minhas, pra vocês terem uma ideia), ultimamente são as que mais me inspiram.

Até porque, como eu sempre digo, 2011 não tá fácil pra ninguém! Então, às vezes, enxergar no outro o mesmo tipo de angústia (ou de esperancinha) é muito reconfortante. Também é um bom meio de jogar aquela indireta ridícula e patética que todo mundo, numa mini-crise, tende a mandar em redes sociais – terrivelmente ridículo e fraco, mas absolutamente humano, o que podemos fazer, né? hehehe.

E de tanto ver essas mensagens ilustradas, passei a fazer eu mesma no meu caderninho. Mas é CLARO que não vou mostrar aqui. Aí já seria demais =)

Fiquem com os artistas que escolhi, bem mais legal:

Julieta Arrouquy – ilustradora argentina, cheia de verdades do mundo feminino (ai como sofremos nós, meninas moderninhas de araque!)

Quoteskine – ilustrador inglês (confere, produção?) com ótimas tiradas em seu caderninho!

Luiza, uma menina brasileira, que fez o seu Carnet D’esquisse (e outras coisas legais em seu flickr)

Blog Cartolina, dentro da revista Criativa, feito pela Amarílis Lage, editora da revista:

E, por fim, uma descoberta recente, Kimberly Ronning, uma jovem que deve ter acabado de ter uma desilusão amorosa, mas a carga dramática muito me agrada:

Pra quem se consolou, boa resiliência! Pra quem se revoltou, boa raivinha! Pra quem se inspirou, mostra pra gente!

3 opiniões sobre “Quotes will save the day”

Deixe uma resposta

