Biblioteca: Um Dia

Como comentei no post passado, meu novo vício é o livro Um Dia, do escritor britânico David Nicholls (ed. Intrínseca). É um best seller, mas eu não sou muito dada a preconceitos contra grandes sucessos da literatura (com exceção do Paulo Coelho que não engulo, não).

Eu DEVOREI loucamente o livro.

Do tipo de história que te deixa sem vontade de sair de casa pra ficar só lendo, lendo, lendo. Não sentia isso com um livro há muito tempo, cheguei até a esquecer o quanto ler pode ser muito prazeroso.

A história te prende e não é clichê. É surpreendente como a vida. Já li alguns comentários na internet, ou mesmo conversando com amigos que leram, percebi que as pessoas amam ou odeiam. Porque ele pode parecer convencional – mas te pega desprevenido. Na hora que minha paixão se acalmou e eu já estava começando a achar mais um livro com história de amigos meio enrolados, ele faz uma reviravolta. É como a vida, meus queridos, é como a vida.

Ele conta a história de um casal de amigos, Emma Morley e Dexter Mayhew, que se conhecem melhor no dia da formatura, 15 de julho de 1988. Assim, o livro mostra como está a vida dos dois sempre no mesmo dia, por cerca de 20 anos. Queria poder comentar mais aqui, mas seria um terrível spoiler.

Eu e meio mundo (incluindo Anne Hathaway e Jim Sturgess, que vivem os dois personagens no cinema – próximo post!) nos indentificamos muuuuito com Emma. Mas, no meu caso, achei a semelhança muito assustadora. Muito! Desde Amélie Poulain, não achava alguém tão parecido comigo. As ÚNICAS diferenças é que não sou muito “politizada” nem sou muito caseira. De resto, MUITO parecida. Principalmente na auto-ironia ferrenha, deboche e descrença de si mesma. Além de um bom humor constantemente ranzinza – paradoxal! Até uma certa queda por leoninos meio manezinhos eu já tive, RÁ! (Dexter, o cara, é leonino – o autor reforça bem a data de aniversário dele, 1 de agosto)

Por essas e outras que ele é o tema da minha coluna “Biblioteca” de hoje – mesmo não sendo um livro de moda.

Assim como um amigo indicou o livro pra eu ler, indiquei pra várias pessoas, até meu pai! Todo mundo me ligava pra dizer, num primeiro momento, que eu SOU a Emma e, num segundo, pra me xingar. Hahahaha! Depois me contem, quem leu por causa do post, o que acharam.

No próximo post, falarei do filme baseado nele, o que achei da adaptação e – o mais legal – o figurino dos dois, uma aulinha de história da moda!

Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse
te dar um só presente
para o resto da sua vida seria este.
Confiança.
Seria o presente da confiança.

10 opiniões sobre “Biblioteca: Um Dia”

  1. Sua velha rabugenta !!! hahahaaha.
    O livro é muitoo bom. O filme é bacana, mas não supera a leitura de forma alguma.
    Obrigada pela dica, aguardo ansiosa o próximo post.

    1. Fe, sempre q vc comenta, fico na dúvida se é vc ou não HAHAHAHAH
      Bota um Reina ou algo que te identifique aí neim =P

    1. hahahaha Graziele, quando alguém posta um link nos comentários, o WordPress interpreta com spam! mas já resgatei ele.

      obrigada! que bom que acompanha minhas divagações aqui.

      bjs,

    1. não, pode colocar link do seu blog. o wordpress bloqueia automaticamente, mas eu vou e autorizo =]

  2. Confesso que durante algumas horas eu odiei o livro, afinal de contas, adoro um clichê. Mas isso durou só até as páginas finais, que me fizeram gostar novamente🙂

    -espero que ninguém que ainda não leu o livro veja os comentários hehehe

    E é engraçado que mesmo sendo um casal não tão comum, a identificação de muita gente é imediata. Eu só conseguia enxergar uma amiga e um ex-alguma coisa dela que tem exatamente a mesma relação.

    Bom, fora isso. Agora quero ver o filme, mas ainda estou com medo da Anne estragar a imagem que tenho de Emma…

    1. Oi Be,

      que bom que gostou! realmente, parecia q ia ser clichê né? hahahahahahaah
      o filme nao é ruim, mas acho q o autor do livro, como roteirista, podia ter feito mais. mas o jim sturgess vale TUDO! ele é d+
      bjssss

Deixe uma resposta

