Figurino: Um Dia

Como 11 entre cada 10 bestsellers no mundo, o livro Um Dia acabou virando filme, com Anne Hathaway e Jim Sturgess (<3) nos papéis de Emma e Dexter, o casal principal da história. Ele ainda não estreou no Brasil e, por causa desse atraso (Nos EUA e na Europa, ele chegou em agosto!!!!), eu fiz algo que nunca tinha feito: baixei um filme. Logo que eu acabei de ler o livro e descobri que ia ter um filme estrelado por Jim, comecei a ver vídeos no Youtube, entrevistas com atores, e etc – não consegui agüentar a ansiedade. Achei absurdo a demora para os exibidores brasileiros trazerem o filme para nossos cinemas. Mas no dia 2 de dezembro estarei em algum cinema para assistir em tela grande! (PS.: como as pessoas deixam de ir a cinema e alugar/comprar DVDs para ver no computador? é HORRÍVEL!)

Assim como fiz no texto sobre o livro, não vou entrar em muitos detalhes para não estragar a leitura/filme de ninguém. Mas, assim como a maioria dos filmes que vi sobre livros que li, não gostei como adaptação. É um filme bem feito, bem dirigido pela diretora sueca Lone Scherfig (Educação), mas, como fã do livro, achei as soluções de adaptação equivocadas, às vezes. O fato do roteiro ter sido escrito pelo próprio David Nicholls tinha me animado, mas achei que, ao compactar a história em pouco mais de uma hora e meia, Nicholls correu além da conta. Além disso, não gostei de algumas mudanças que ele fez, mas, enfim… mesmo assim vale à pena assistir ao filme.

Mas vamos ao o que interessa ao tema desse blog aqui, né Brasil? Moda, no caso, figurino. Como a história vai de 1988 até meados dos anos 2000, podemos ver um pouquinho de história da moda. E o melhor, o filme não glamuriza a roupa que as pessoas usavam na época, criando figurinos “ficcionais”, como muitos filmes “fashion” costumam fazer. Mostram a roupa comum, que uma menina insegura como Emma Morley usaria.

Pois é, Emma é desajeitada e até um pouco breguinha no início. É impressionante a capacidade da Anne Hathaway, que eu acho lindíssima, ficar feiosinha. Ok, não bem feiosa, mas uma menina comum, descabelada, como todas nós somos 80% do tempo.

O figurino de Emma e seu visual como um todo vai mudando assim como ela vai ganhando confiança em si mesma e se realizando ao longo do livro. Na sua juventude, é desleixada e parece não se importar muito com moda, afinal, isso é coisa de um burguês, ela diria. Em passa quase todo o filme com vestidos florais: daqueles compridões soltos muito comuns no início da década de 90, aos mais ajustados, com inspiração nos anos 50.  Mas a cada ano que passa, Em vai ficando mais bonita e elegante (como na primeira foto que ilustra o post)

Já Dexter, o anti-herói bonito, riquinho e arrogante é um desfile do que havia de mais trendy no fim da década de 80 e até meados dos anos 90. Ao contrário de Emma, ele sofre alguns reveses da vida e vai perdendo sua autoconfiança exagerada, assim como as roupas de marcas que tanto gosta de valorizar. No início da história, seu figurino é uma mistura de George Michael com um quê de Hugh Grant em início de carreira. Muitos ternos bem cortados, ombreiras imensas, franjinhas charmosinhas e camisas extravagantes marcam o visual de Dexter no auge. Mas, como diria o próprio Michael, “sometimes the clothes will not make the man” e, ao longo dos anos, ele se torna menos exuberante, mais “comum”.

Quem quiser saber mais, vai poder conferir na sexta-feira, dia 2, quando o filme estreia no Brasil. Vem gente!

Anúncios

3 opiniões sobre “Figurino: Um Dia”

  1. Comprei o livro pela sua recomendação. Estou tensa esperando chegar 🙂 Geralmente também não curto muito as adaptações dos livros para o cinema, mas quero ler o livro primeiro p/ depois ver o filme.

  2. to lendo o livro por sua culpa em 4 dias já estou na metade! To adorando.. já ri e tive vontade de chorar na parte da mae… rs ta demais… pior q conheço dexter da vida real.. rs Beijos

  3. que bom meninas! depois me contem o q acharam!

    ih minha filha, conheço ALGUNS Dexters hahahahaha

    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s