Trem Das Cores

Se tem uma coisa que tá na moda hoje em dia é Cor. Sim, várias cores entram e saem a cada estação das araras das lojas, dos carros, dos móveis, das paredes, das unhas. Não são dessas que estou falando. Falo de Cor – o substantivo. Não das cores de Almodóvar nem das de Frida Kahlo. Mas de qualquer uma. E mais – a Pantone – empresa que, digamos assim, “cria” e “vende” cores – é, talvez, a principal responsável por isso, através de ações muito espertas de branding e marketing.

A Pantone é a principal autoridade em cores no mundo. Eles oferecem soluções em cores para quem fabrica coisas. Por exemplo: Maria é uma designer gráfica e João é um dono de gráfica. Maria que imprimir um arquivo todo colorido e tem medo de que, na impressão, saia tudo diferente do que ela precisa. Ela então passa para o João os números das cores que ela usou – números retirados pela cartela de cores da Pantone. As cores não são apenas como nós vemos. O Azul de outra “fabricante” de cores pode ser diferente do da Pantone, por exemplo. Para quem não é leigo, minha explicação pode ser meio imbecil, mas estou tentando ser bem “facinha” – hahahaha.

Pois então, de uns tempos pra cá, começaram a pipocar uma série de produtos Pantone, não apenas as cartelas e as cores. Ações para divulgar qual é “A Cor” do ano feitas pela empresa chamam a atenção da mídia, principalmente através de parecerias com marcas. Já teve o lançamento do Tangerine Tango (a cor de 2012) na Sephora e a Farm acaba de lançar uma mini-coleção Pantone. Além de vários outros produtos licenciados: cadeiras, imãs, chinelos, bicicletas – até docinho.

O que é muito curioso porque, na verdade, muitos produtos são pantone já que suas cores devem ter sido escolhidas a partir da cartela da empresa. Pantone não é mais uma empresa de solução de cores apenas – mas se tornou uma marca para o consumidor final – será que as pessoas se tocam disso? Hehehe

Coleção da Farm

Pantones de comer por Emilie Guelpa

Além da Tangerine Tango, a empresa aposta nas seguintes cores para Fall 2012:

Até um site que diz qual o Pantone do dia do seu nascimento existe, o Colostrology. Muito legal, alías. A cor do meu dia, 21 de novembro, é linda e é a minha cor preferida, realmente. Segundo o Pantone Garnet (19-1655), eu sou engraçada, inteligente e passional. Em cheio!

Até um clipe do Ok Go entrou na onda das cores, edição bacaníssima, olha só:

6 opiniões sobre “Trem Das Cores”

  1. Que legal, te leio há um tempinho e não sabia que seu aniversário era dia 21/11, mesmo dia que eu! Não me diga que nasceu em 85 tb, hehe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s