Futuro não é mais como era antigamente

Outro dia postei aqui um texto sobre um canal do youtube com antigos vídeos de moda e hoje repito o tema. Uma amiga polonesa que conheci no curso da Saint Martins compartilhou no Facebook um vídeo da década de 30 muito engraçado, com “previsões” de como seria a moda nos anos 2000.

Curioso como isso era comum até alguns anos atrás: refletir como seriam as coisas no futuro. O desenho Os Jetsons e a série de filmes De Volta Para O Futuro, entre outras coisas, tentavam adivinhar como seria a vida agora. Outro dia achei um editorial numa revista Moda Moldes muito antiga com “A Moda do séc. 21” e que errava totalmente. Infelizmente, não podia fotografar a revista ou mostraria pra vocês. No passado, achávamos que o futuro seria Futurista – ou seja, com ares de ficção científica intergalática.

Mas o que vemos nesses nossos tempos pós-modernos é que, embora as tecnologias tenham evoluído a olhos vistos, em matéria de design nossas referências são as do passado. Ou melhor, é uma mistura de tudo o que já vivemos. E, talvez por isso, hoje em dia não é mais tão comum tentar adivinhar o futuro – pelo menos não esteticamente. Claro, existem as pesquisas de tendências, mas elas analisam elementos do presente e reúnem em resultados, e não tentam criar um mundo paralelo e imaginário.

Bom, voltando ao vídeo, em uma coisa eles acertaram: os materiais tecnológicos, uma das principais mudanças no mundo da moda e indústria têxtil hoje em dia. Mas, ao contrário das previsões do filme, eles não tem aparência de “não-roupa”, de máquinas. Ao contrário, foram “absorvidos” pelo antigo, ou seja, são fibras novas, materiais novos, mas usados como sempre. Outro ponto para o filme é o desenho do sapato, bem parecido com alguns que vimos por hoje, com saltos geométricos, etc.

Ri bastante com o filme (principalmente quando ele fala do arranjo de luz elétrica para ajudar a mulher a achar um bom pretendente e também com o look utilitário masculino), mas ele só aumenta uma angústia permanente minha. Pra onde estamso indo, afinal?

Oh, drama pós-moderno! Hahahaha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s