Arqueólogos encontram calcinha e sutiã do Séc. XV

Vi uma notícia no Page Not Found hoje que me deixou “boladona”. Arqueólogos encontraram em um castelo da Áustria uma calcinha e um sutiã que datam do Séc XV.

Pela foto – ou talvez pela ação do tempo – a calcinha é muito pequena e de amarrar dos lados, muito parecida com um modelo de um biquini atual. E o sutiã também se parece muito com um moderno. Estou bege!

Gente, nessa época, segundo toda e qualquer bibliografia de história da indumentária, as roupas íntimas não pareciam nem sombra dessas que surgiram no porão do castelo. Ou não se tinha registros de como eram as roupas de baixo da Idade Média e início do Renascimento. Os primeiros registros de calcinhas são de séculos seguintes, mas não se parecem nem um pouco com a tanga encontrada (é uma tanga, né? Convenhamos). Muito menos o sutiã, que, nesses moldes, veio aparecer no Séc. XX!

Hilary Davidson, curadora de moda do Museu de Londres (meu amaaaado museu!) disse ao Daily Mail que essa descoberta “reescreve totalmente” a História da Moda. De fato, me moderniza que eu to medieval!

2 opiniões sobre “Arqueólogos encontram calcinha e sutiã do Séc. XV”

Deixe uma resposta

