Moda no Museu

Hoje saiu uma matéria no jornal Valor Econômico, o principal sobre negócios, economia e finanças do país, sobre o aumento e sucesso de exposições sobre moda e indumentária no país. Fiquei muito feliz que o assunto tenha ido parar num jornal com tanto renome e seriedade porque mostra que, finalmente, estão vendo o assunto com olhos mais sérios.

Obra de Ynka Shonibare (Little Rich Girls, 2010), na exposição Aware: Art Fashion Identity, em 2010, em Londres.

Os museus de outros países já dedicam há anos espaços de seus acervos para moda e sua história e o fato do Brasil não dar o devido destaque sempre me incomodou. Temos um museu dedicado ao traje na Bahia – o que muita gente não sabe – além do acerto do Museu Histórico Nacional. Mas estamos apenas engatinhando. Só que, pelo o que eu tenho visto, estamos começando a ficar em pé. Espero que esse movimento não pare. Dizem que o Rio terá um museu da moda. A ver!

Não quero entrar na discussão se é moda NO museu ou moda DE museu, porque acho que além de criação de um artista, a roupa tem seu papel prático, para ser usada. Então, acho que ambas (a que se usa e a que é apenas um ornamento e expressão artística do seu criado) têm seu valor.

Como comentei na fanpage do Bainha nesta semana, comecei um curso sobre pesquisa de tendências no sábado passado e gostaria de compartilhar uma frase do Umberto Eco que a professora nos mostrou:

“Porque a sociedade, seja de que forma se constituir, ao constituir-se, ‘fala’. Fala porque se constitui e constituiu-se porque começa a falar. Quem não sabe ouví-la falar onde quer que ela fale,  ainda que sem usar palavras, passa por essa sociedade às cegas: não a conhece, portanto não pode modificá-la.”

E os humanos falam por suas roupas também. E ficar surdo em relação ao seu passado, presente e futuro é não entender parte da nossa cultura e sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s