Acne: maquiagem

Nos últimos dois posts, falei da “história da minha pele” e os tratamentos que fiz por causa da acne (aqui e aqui). Prometi falar também sobre maquiagem, mas acabei viajando e não fiz. Mas foi bom porque, na viagem, experimentei alguns produtos que podem ser citados aqui.

Como disse nos posts anteriores, tenho a pele muito oleosa e sensível. Além da acne, tenho um pouco de rosácea também. Qualquer produto mais grossinho entope meus poros e, como é mais difícil limpar MUITO do que usar algo mais leve – opto pela segunda opção. Na verdade, apesar de ser péssimo aparecer com a pele toda empolada, quanto menos coisa você colocar na sua pele, melhor ela fica. Por isso, opto por cobri-la melhor em festas à noite, casamentos, etc.

Tem um vídeo que ficou famoso, de uma menina americana mostrando como ela esconde as espinhas. É impressionante, mas arrisco a dizer que ela poderia diminuir um pouco o tanto de produtos que passa no rosto todos os dias, pode ajudar a melhorar a pele. Vejam:

Como minha pele não está tão ruim mais, uso pouca maquiagem, na verdade. Durante o dia, como uso um produto (citado no post anterior) + filtro solar, uso só corretivo nas olheiras e manchas mais evidentes, base e blush em pó.

Os produtos que uso diariamente são o corretivo Studio Finish da MAC (cor NW25, mas acho que isso não interessa muito ahahah), a base em pó feita pelas mãos de Deus Studio Fix, também da MAC (cor C4). Segurar super a oleosidade, nada leve segura, então eu preciso retocar sempre – mas isso não me incomoda. Acho a Studio Fix a melhor base em pó que existe. Já testei outras, inclusive mais caras, mas foi a melhor até hoje.

Como eu sempre tive as bochechas vermelhas, não costumava usar blush até mais ou menos um ano atrás. Mas, conforme minha rosácea foi ficando controlada, comprei um da Avon, mas achava que ele ficava muito rosa – era mais indicado para produções à noite. A cor é a Malva. Por isso, acabei comprando um da Quem Disse Berenice?, nova marca da Boticário que conheci nessa viagem à São Paulo que citei no início do texto. Comprei o “Rosinha” que, na foto, parece ser mais vivo que o Malva, mas na pele ele é mais discreto, dá só um ar de saúde mesmo. Blushs pastosos ou líquidos escorrem e somem rápido no meu rosto.

Base eu só uso em “ocasiões especiais”. Sempre as mais fluidas possíveis por causa do entupimento dos poros. Apesar da pele com acne ter muitas marcas, não acho bom colocar muita coisa que abafe a pele. Por isso, nada de primers. Já testei usá-los também, mas só pioram a situação.

Gostava muito do pó líquido da Contém 1g, mas nunca mais encontrei minha cor, então comprei a base líquida alta definição do Make B. (Boticário). Quando uso base, passo corretivo, a base e o pó Mineralize Skinfinish Natural, da MAC. E depois, ao longo do evento, vou retocando com o Studio Fix.

Já usei outras bases, mas optei por essas por causa da embalagem mais leve. Aquela mousse da Maybeline também é boa, mas tende a “agarrar” mais na pele. Nessa ida à SP, fui numa MAC repor meu corretivo e testei a nova base deles, Matchmaker, que é super leve, mas com cobertura média. Outra coisa legal dela é que é sequinha, mas não deixa a pele parecendo argamassa, deixa com “viço”, sabem? Não curto o visual MUITO mate.

Além disso, eu moro no Rio e o clima e o espírito da cidade não pedem maquiagem pesada, então todo meu esforço é para usar maquiagem e NÃO parecer que estou com ela

Ah, às vezes também uso iluminador, mas, na verdade, pego uma sombra em pó perolada porque esses líquidos não funcionam de jeito nenhum comigo (tipo os High Beams da vida).

Abaixo, uma foto maquiada, para terem uma ideia de como fica (estava com a base levinha, pó e corretivo):

E minha pele sem maquiagem (hoje em dia):

Daí descobri um novo vídeo dessa menina da pele com acne, onde ela comenta sobre maquiagem (se ela entope os póros ou não). Bom, eu discordo dela porque eu realmente acho, por experiência própria, que muita maquiagem e produtos em cima da pele pioram a pele. Dizem que nossa pele se regenera todas as noites, mas eu durmo menos de 8 horas por dia e passo o resto das horas de maquiagem. OU SEJA… Enfim, nem eu nem ela somos dermatologistas, mas vejam a explicação dela:

 

3 opiniões sobre “Acne: maquiagem”

  1. A Studio Fix Powder é atualmente a base da Mac que eu mais uso, ever. Eu uso ela como pó para finalizar a base quando quero uma pele beeeeem pesada ou como base em pó para o dia a dia.

    1. eu não disse que ela não era comedogênica, amiga leitora. eu disse que na minha pele, ela não provoca espinhas ou cravos como muitas bases líquidas ou mais pesadas por aí.

Deixe uma resposta

