Sentimentos criativos

“No que você está pensando?”

Com essa pergunta tão íntima, o Facebook nos incentiva a dividir com nossos contatos o que passa pela nossa cabeça. O que antes poderia soar como uma confissão íntima feita por impulso, ao vivo, no meio de uma conversa casual e, muitas das vezes, motivo de constrangimento para quem deixa escapar, é agora espalhada, divulgada nos “feeds de notícias” de seus contatos.

Diria que 70% desses posts seriam sobre sentimentos: amor, raiva do trânsito, tédio de domingo, paixão pelo time, tristeza por um pé na bunda. Não quero levar em consideração aqui a questão se essas manifestações públicas de alegria ou de tristeza nas redes sociais são reais ou não. Mas sim o motivo e a maneira com que as pessoas se manifestam.

Faço mea culpa porque eu mesma já fui de sair admitindo alguns sentimentos no Facebook quando era mais nova e estava insegura. Agora, A QUEM INTERESSA, além de mim, falar do que eu tô sentindo? Meus amigos? Posso ligar pra eles e me abrir, não? Pra que colocar isso nas redes sociais – hoje eu, mais sã – me pergunto?

wpid-388935_2287042447809_1001362047_32006431_685665971_n

Ora, mas os poetas, os músicos, os artistas todos também não expressam, de certa forma, o que sentem? Por que eles podem e os usuários das redes sociais não? Bom, foi como eu disse: a questão é o motivo e a maneira como esses sentimentos são expostos. Quando eu transformo essa manifestação em algo criativo, seja ela triste ou feliz, eu a torno mais atraente ao ouvido ou ao olhar do outro, concordam? 

E por que não espalhar essas mensagens com ajuda das redes sociais? Acho que essa é a grande função delas ultimamente, como já comentei nesse post sobre o Autoajuda do Dia, nesse sobre mensagens nas ruas ou nesse sobre o Sean Hart.

Nós podemos encontrar essas mensagens e buscar inspiração em tudo: transformar essas palavras que ficam aqui, prontas pra sair, em produções bacanas, divulgando na web, nas ruas ou até mesmo nas paredes de uma casa.

Foi numa casa dessas, numa “festa de bota-fora” de um amigo, que encontrei de referências para uma pesquisa de um curso à inspiração para esse post. Como o prédio foi vendido e vai ser reformado, as pessoas foram desenhando e escrevendo nas paredes:

amarcura

432368_10151163854057817_1370284417_n

Arte na parede da ex-casa feita pelo amigo do colégio, agora da festinha e carnavais, Danilo Melo

IMG-20121209-WA0010

poesia danilo
Duas poesias acima: Danilo Melo

Lá descobri, por exemplo, umas poesias muito legais de uma amiga do anfitrião. Romã Neptune é uma moça como eu, como tantas outras no Rio ou de qualquer lugar do mundo que, vivendo nos nossos tempos de amores efêmeros, líquidos (quase evaporando), transforma suas histórias em poesias muito bacanas. Num quarto da casa desse amigo, li a poesia abaixo:

poesiaroma

E depois, na web, achei tantas outras que podem ler no blog dela.

Não é mais legal tentar colocar o que se sente, o que se vê em coisas mais elaboradas? Ou então reproduzir a palavra do outro, como eu fiz agora (com crédito, por favor!).

Outra descoberta bacana foi o Eu Me Chamo Antônio, que escreve mensagens em guardanapos para alguma mulher que o machucou (pessoalmente, não me identifico tanto porque não estou na fossa, mas é bacana).

eumechamoantonio

Por falar em fossa, a autora do tumblr 180 Cartazes Para Sair da Fossa teve uma ideia genial para sair da sua. Como sua mãe disse que levavam 3 meses para superar um amor que deu errado, ela está fazendo um para cada dia, com muito homor e com músicas que dizem coisas pra ela e pra todos nós. Não é bem mais legal do que ficar stalkeando o ex e chorando as pitangas em posts chatos?

tumblr_mf6o01AbFZ1rfalxzo1_1280

Por isso que lanço um novo movimento: MAIS CRIATIVIDADE, POR FAVOR!

E feliz 2013 pra todos!!!!

3 opiniões sobre “Sentimentos criativos”

Deixe uma resposta

