O mundo (é) de Vincent Moon

Coisas que só o Carnaval faz por você: estava eu no Boitatá quando vejo um cara de camisa social, calça de lã e suspensórios, lendo um livro no meio do bloco. Fantasia? Não, era o Vincent Moon, cineasta francês que ficou famoso mundialmente por fazer vídeos de artistas indies cantando nas ruas de Paris no site La Blogothèque.

113355-vincent-moon

Como eu já sou cara de pau sóbria, imaginem com algumas cervejas no bucho? Fui falar com ele, claro! Além de ter uma queda por barbudos excêntricos, eu sou muito fã dos seus vídeos e por causa deles conheci várias bandas que sou fã, como Grizzly Bear. Ele foi um fofo, simpático, me deu um cartão escrito em russo (? hahahaha) e me chamou para ver uma mostra de seus vídeos que seria realizada no dia 18, na Maison de France.

IMG_6463-christian-ghezzi-cargo_900_900_1500

Por isso que ontem fugi mais cedo do trabalho para assisti-lo apresentar seu trabalho. Moon contou que de um tempo pra cá, vem se afastando da cena indie e está se dedicando a registrar outros tipos de músicas, em países diversos, em suas andanças pelo mundo. Um antropólogo da vida, sem formação acadêmica, mas fazendo o que ele mesmo chamou de etnografia experimental dentro desse seu novo projeto, Petites Planètes. Por causa de um amor, saiu da França. O amor não deu certo, mas seus filmes sim. Melhor para nós.

Ontem ele mostrou vários dessa nova safra e conversou com a plateia do mesmo jeito simpático que no Boitatá, exalando charme francês. Curiosamente, os que eu mais gostei foram feitos no Leste Europeu, músicas lindas e que me tocaram.

Divido esses vídeos com vocês, mas convido todo mundo a visitar seu site, onde podem ver todos: www.vincentmoon.com

 

Deixe uma resposta

