Fotógrafa registra filha como grandes mulheres da história ocidental

Então, vamos voltar aos trabalhos?

Vi outro dia no Pinterest fotos de uma menina imitando quadros e fotografias antigas de mulheres importantes para história da nossa cultura. Fui ver o que era. Uma fotógrafa norte-americana, Jaime Moore, queria fazer registros diferentes da filha, que fugissem da ideia (nociva) das Princesas Disney, Barbie, etc.

NÃO ME VENHAM dizer que as Princesas são inocentes contos de fada. Deixem de ser bestas e inocentes do efeito de produtos de uma grande empresa+uma imensa mídia. E, assim como os contos de fadas, eles colocam uma imagem da mulher que nós queremos abolir, correto? Não preciso ser salva por um príncipe (por um homem) para ser feliz. Porque SIM, é isso que o conto de fadas com princesas nos dizem. Já falei disso aqui e se quiserem pensar melhor sobre o assunto, tem essa matéria aqui também.

Bom, voltando às fotos de Jaime, aqui em sua página ela mesma conta um pouco sobre a ideia. Vejam as fotos (cada uma delas com uma frase da mulher retratada):

Susan Bronwell Anthony: uma importante líder do movimento feminista e de direitos civis nos EUA

emmaandsusanblogo

Coco Chanel: acho que essa dispensa apresentações pra vocês. Mas pouca gente sabe que Chanel é uma figura muito importante para nós mulheres. Dizem que Paul Poiret nos libertou dos espartilhos, mas foi Chanel que nos libertou nossos movimentos, literalmente. Além do que fez na moda, teve uma vida escandalosa para a época, por ser uma mulher livre (mesmo tendo amante nazista, vou relevar isso hoje hahaha)

emmaandcocopostsizelogo

Amelia Mary Earhart: aviadora americana, que tentou dar a volta ao mundo pela linha do Equador, mas acabou desaparecendo no Pacífico. Corajosa – para não dizer meio doida, na minha avaliação de pessoa que odeia avião hahahaha!

ameliaandemmapostsizelogo

Helen Keller: quando minha mãe contou a história dessa menina, fiquei chocada. Ela era cega E surda. Achava impressionante, quando era criança, como ela conseguiu aprender algum tipo de comunicação – mas ela falava e tudo, tanto que era uma ativista política importante nos EUA.

emmaandhelenlogo

 

PS.: que menina linda e fofa! Lembrei das minhas 3 sobrinhas lindas, Mariana, Helena e Fernanda, a quem dedico o post🙂

 

4 opiniões sobre “Fotógrafa registra filha como grandes mulheres da história ocidental”

  1. senti falta da Marie Curie – a única pessoa no mundo que ganhou dois nobéis científicos – o Linus Pauling ganhou 2 tbm, mas um era da paz😛
    E a Coco pegava geral, uma hora ia se deparar com um boy mavambo e não ia resistir. Pra quem já pegou o babão do Churchill…

    1. verdade! até mesmo morreu por causa de suas pesquisas, né? deu a vida pela ciência, literalmente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s