Ebay Loucurinha

Posso chocar algumas pessoas com a informação a seguir, mas é verdade: eu nunca tinha entrado no Ebay até outro dia. Entrei e pirei (no sentido antropológico): que mundo louco de compras online.

Lendo alguns blogs de beleza, vi que as meninas costumam comprar muito lá e por preços baratos, então resolvi dar uma olhada. Com ajuda e indicações de vendedores de vários sites, fiquei conhecendo melhor esse mundo e me choque com uma questão: o Ebay é um grande camelódromo!

As patricinhas que ainda acreditam na qualidade e originalidade das peças carinhas que pagam por aí deveriam dar uma olhada pelas lojas de lá. A impressão que dá é que a produção de diversas marcas (maioria vinda da China) é desviada para esses vendedores, que cobram preços mais bacanas e realmente é tentador comprar por eles. Tentei escrever mil vezes sobre a questão da produção nada politicamente, ecologicamente, tudomente correta da China, mas é uma situação tão complicada essa do mercado de moda que prefiro me abster da discussão de araque aqui no blog, sem argumentos fortes.

Mas o que me chocou muito mesmo nem foram as cópias de roupas e acessórios de grandes marcas, mas sim as maquiagens e cosméticos piratas. Vi vários vendedores oferecendo marcas como Benefit, Urban Decay, Mac por preços justos (nem baixos demais, nem caríssimos). Mas qual foi minha surpresa ao descobrir em muitos grupos e fóruns de discussão sobre Ebay que a maioria desses cosméticos é FALSA. 

E mais: as pessoas sabem que estão comprando cosméticos piratas. Fico pensando como é grande a força da marca, o grande PODER disso tudo porque cosmético não é como a roupa: a diferença entre uma pirata e a original pode até ser em tecidos e etc; mas o fato de ser falsa não altera a função e desempenho da roupa.

Mas um cosmético? Eu pensava, e sou assim, que a principal força de um bom cosmético é a sua eficácia e por isso muitos são tão caros  (ainda mais quando são dermocosméticos). Mas isso acontece com maquiagens também. Por que as sombras da Urban Decay ficaram tão famosas? Porque são muito boas, realmente! Por que a gente investe em perfumes caros? Porque são realmente bons!

Comprar um cosmético falsificado só te dá a garantia do status de ter algum produto supostamente daquela marca, não garante a sua eficácia, seu bom funcionamento e pior: pode ainda dar problemas alérgicos, de pele, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFotos desse blog que mostra as paletas fakes: http://www.theblackpearlblog.com/2012/08/urban-decay-naked-palette-and-ebay-fake.html

Pra mim, esse foi um dos casos mais emblemáticos para mostrar a força das marcas, do branding. To até pensando em mudar um pouco o tema da minha pesquisa de Mestrado, de tão bestificada que eu fiquei.

Mas enfim… maluquices desse mundo do consumo, finalizo dizendo: cuidado quem compra maquiagem no Ebay! Fiquem de olho!

PS.: achei no Google esse post identificando sombras falsas da Mac compradas no Ebay. Esse fórum gringo também faz esse alerta.

 

10 opiniões sobre “Ebay Loucurinha”

  1. cara, pensei isso esses dias que achei uma paleta naked basics no preço normal (no site da urban decay, 27 obamas, no ebay, 29,99), mas fico na duvida se é original. ai prefiro nao comprar.

    1. pois é, Laíza, pode ser o famoso barato que sai caro! eu fiquei chocada quando vi naked no ebay por 20 dólares, etc. Pensei que fossem usadas! aí fui ler fóruns do ebay, etc, descobri que a maioria das maquiagens são falsas!!!!! e as pessoas SABEM! surreal

  2. Tbm concordo que é uma mega camelódromo!
    Acho que coisinhas de moda de repente vale a pena uma loucurinha (bolsas, acessorios..), apesar de que a cada 10, aproveita-se 5 e poucas vezes.. Péssima qualidade!
    Mas nunca tinha pensado em comprar maquiagem e estou agora pensativa tb.. O consumismo e vontade de mostrar que tem um produto de determinada marca ou linha é tanta que olha só onde chegamos..

  3. Surreal Márcia. Eu nunca comprei nada no ebay, mas normalmente acho a qualidade das peças bem ruim, com carinha de falsificadas mesmo. Agora maquiagem… não acredito que alguém tem coragem de comprar. MEDO.

  4. concordo que é prejudicial a saúde, mas penso assim se é a unica forma que algumas pessoas que querem ter esses produtos tem, então seja feliz e compre, até porque maquiagem boa é cara, e nem todas as meninas tem condições se não fosse os impostos calorosos todos podiam usar original.

    1. Oi Lubia, acho que o que a márcia quis colocar é a questão de comprar um produto apenas pela marca, status. Se as pessoas compram essas falsificadas porque não tem condições de comprar uma boa maquiagem original, essa grana usada no falsificado poderia ser muito melhor gasta em produtos nacionais que também tem boa qualidade, em vez de arriscar a saúde em nome de um simples status.

  5. Isso é tão obvio, não entendo como as pessoas deixam a saúde de lado por pura vaidade e mania de economizar no que não deve( é um barato que sai bastante caro mais tarde).

Deixe um comentário

